Blog

A tecnologia por trás dos recordes do agro

Já falamos sobre a importância do meio ambiente para a produção agrícola brasileira. Certamente, se você segue alguma rede social da Royal FIC, também já viu publicações sobre safras quebrando recordes (e, se não segue, é só clicar nos botões da barra fixada aqui em cima!). Por trás destes recordes, está igualmente o uso de tecnologia.

Hoje, vamos falar como uma previsão do tempo precisa e confiável é insubstituível na tomada de decisões de um setor que movimenta bilhões de reais.

Plantando conforme a chuva

O ciclo agrícola de 2020-2021 teve uma mudança no ciclo histórico de chuvas. Falamos sobre isso no último dia 11:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Royal FIC Oficial (@royalficoficial)


De posse da informação de que as chuvas fortes atrasariam e coincidiriam com o momento da colheita, o que aumentaria consideravelmente as perdas, os produtores de soja atrasaram intencionalmente o plantio. Embora isso tenha aberto mercado para a safra dos Estados Unidos em janeiro, agora há um cenário ideal para mais do que compensar esse atraso. Com mais oferta e uma demanda alta, o Brasil tem condições de exportar como nunca e aumentar o seu estoque interno.

Saber quanto e quando vai chover pode ser, portanto, a salvação da lavoura. Literalmente falando.

Tecnologia meteorológica

Inaugurado em 2010, o supercomputador Tupã é o símbolo da tecnologia que transforma a realidade. Ele é capaz de realizar 205 operações de cálculos por segundo e de processar em um minuto os dados que o computador onde você lê este texto precisaria de mais de uma semana.

Com o Tupã, o Brasil se tornou capaz de rodar modelos meteorológicos sofisticados e prever o clima com mais detalhamento. Informações como a qualidade do ar, tendências de estiagem e riscos de enchentes tornaram a tomada de decisão, antes de mais nada, mais simples. Mas, sobretudo, mais eficiente.

Inesperadamente, o Tupã esteve ameaçado de desligamento por falta de orçamento.

Tecnologia para substituir Tupã

O “deus do trovão” recebeu equipamentos de suporte em 2017, mas já está defasado. O Governo Federal anunciou, ainda sem maiores detalhes, que ele será substituído. Seja como for, o que fica clara é a necessidade de informação.

Quem também faz uso da tecnologia para apoiar o agro é a Royal FIC: garantimos a distribuição de combustíveis de qualidade e dentro do prazo. A partir do momento em que você nos contata, todos os nossos processos são automatizados. O carregamento da frota, a logística de entrega e a transparência que você merece, aprimorados ao longo de um quarto de século. Para plantar, colher e vender, estamos sempre com você. Faça uma cotação e descubra!

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência