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Diesel S500, o fim de uma era

Não é exagero dizer que o diesel S500 colocou o Brasil no mapa. Evolução do S1800, esse combustível esteve presente nas máquinas pesadas que construíram algumas das principais obras estruturantes do século passado, além de ainda hoje transportarem milhões de pessoas diariamente. Dessa forma, sua relevância histórica é incontestável. Além disso, ele ainda era o principal combustível do agronegócio que se tornou, no início desse século, uma potência global.

Mas toda era um dia chega ao fim. Em 2025, o diesel S500 deve encerrar a sua comercialização no Brasil, deixando apenas o S10 no mercado. É preciso se preparar para isso.

Porque abandonar o diesel S500

Para entender porque o S500 está saindo do mercado, basta entender o que significa o seu nome. O “S” vem do enxofre, representado por essa letra na tabela periódica. O “500” por sua vez, significa “500 partes por milhão”.

Isso significa que, a cada 10 kg de gases emitidos na queima desse combustível, 500 g são de enxofre. Esse enxofre vai para a atmosfera junto com o dióxido de carbono na combustão dos motores, onde se une ao oxigênio e forma o dióxido de enxofre (SO2).

O dióxido de enxofre tem um papel no aquecimento do planeta. Também está presente na chuva ácida, perigosa para vegetais e animais. Isso porque, enquanto diminui o pH dos lagos e reduz a concentração populacional de peixes, compromete a produção e o crescimento de plantas, vegetais e flores.

Para efeitos comparativos, o diesel S10, já obrigatório em todos os motores produzidos a partir de 2012, emite 10 g de enxofre a cada 10 kg de gases emitidos.

Espera-se que a ANP defina nos próximos meses um cronograma detalhado para a substituição completa do S500 pelo S10, de construção conjunta com importadores e produtores. Se a sua frota for anterior a 2012, é possível utilizar o diesel S10, desde que os veículos não possuam as tecnologias EGR (Recirculação de Gases de Exaustão) ou SCR (Redução Catalítica Seletiva). Do contrário, será necessário renovar a frota.

Renove seus estoques agora

Até a publicação deste texto, a situação do diesel S500 segue a mesma. Ainda que você já esteja em processo de renovação da frota, tranquilidade para fazer isso de forma gradual é um ativo valioso para qualquer negócio.

A Royal FIC é referência no mercado do diesel no Brasil. Boa parte dos mais de dois bilhões de litros de combustíveis comercializados em 2023 é das variáveis S10 e S500. Isso se reflete em números e conquistas, como o título de melhor distribuidora do Centro-Oeste e o segundo lugar no ranking do Sudeste, ambos concedidos pelo SindTRR. Na participação no mercado, considerando as duas regiões, a ANP coloca a Royal FIC entre as cinco principais distribuidoras do país.

Somos capazes de atingir tais marcas porque possuímos um rigoroso controle de qualidade para garantir que seus combustíveis atendam aos mais exigentes critérios de desempenho, preservando seu patrimônio e elevando performance.

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