Essa é uma dúvida sempre recorrente quando se vai ao posto e a primeira reação que temos é dizer: a aditivada é mais cara, não compensa! No entanto, é bom saber que, apesar do preço mais salgado, abastecer com esse tipo de combustível vale a pena, sim!
Antes de saber quais as vantagens da aditivada, é importante entendermos a diferença dela para a comum. A gasolina aditivada, como o nome já diz, contém aditivos detergentes e dispersantes que acabam por fazer uma completa faxina no tanque, nas bombas e injetores.
Existe uma espécie de mito que diz que a gasolina aditivada aumenta a potência do motor. Isso não é verdade. O tipo de gasolina que cumpre esse papel é a premium.
A aditivada apenas limpa o motor do veículo, contribuindo para um melhor desempenho a longo prazo.
E essa é apenas uma das vantagens, confira outras cinco:
1) Veículo mais conservado!
Como já mencionado acima, o uso da gasolina aditivada contribui muito para a conservação do motor do veículo, pois deixa sempre limpos os bicos injetores, o tanque que armazena o combustível, as bombas e os demais componentes. No entanto, é bom que se diga que a gasolina aditivada não vai salvar seu carro, caso você não faça revisão e manutenção periódica, levando o veículo ao mecânico.
2) Combustível sempre “novo”!
A aditivada possui antioxidantes que atrasam o envelhecimento do combustível. Por exemplo, se você anda pouco com o carro, a tendência é que o combustível fique engrossado, o que pode complicar a ignição.
3) Meio ambiente mais limpo!
Se você abastece com gasolina aditivada, você pode estar contribuindo para o meio ambiente. Esse tipo de combustível diminui os níveis de carbono do motor e, consequentemente, reduz a emissão de gás carbônico no ar.
4) Mais economia para o seu bolso!
Como já dissemos, a gasolina aditivada retira o carbono acumulado das peças do motor, diminuindo o atrito do sistema. Dessa maneira, o carro não vai precisar de tanto esforço para funcionar e irá “pedir” menos combustível para rodar.
5) Indicada para carros velhos!
Se o seu carro é muito antigo, usar a aditivada pode ser bom. Ela é indicada para carros antigos também que possuem carburador e não injeção eletrônica. Sem contar que a aditivada tem anticorrosivos que protegem as partes metálicas do carro, em especial do tanque.
Após saber dessas vantagens, se você não tiver muito dinheiro para abastecer sempre com a aditivada, faça um teste: de quatro idas ao posto, abasteça pelo menos uma vez com ela. Mesmo que em menor proporção, seu uso deixará os componentes do motor sempre limpos e seu veículo em boas condições de uso.