Essa é uma pergunta que não sai da cabeça de muitos motoristas. Ainda mais nos dias de hoje, em que o ar-condicionado tem se tornado quase que um item de série na maioria dos veículos.
Não há como negar que acontece o aumento do consumo. Mas antes de decidir se liga ou não o ar-condicionado do seu carro, confira algumas informações importantes.
O uso do ar-condicionado interfere na potência do motor? Sim, pois a correia que faz o compressor trabalhar consome cerca de 5cv. A princípio, parece pouco, mas imagine um motor 1.0 ganhando esses cavalos a mais. Já nos motores mais potentes, essa perda vai perdendo representatividade, mas, se interfere na potência, interfere também no consumo. Até que ponto é mais econômico dirigir com os vidros abertos em vez de ligar o ar-condicionado?
Especialistas da SAE, Sociedade de Engenharia Automotiva dos Estados Unidos, estimam que até 65 km/h é mais econômico andar com os vidros abertos, pois até essa velocidade ou abaixo dela o motor produz menos energia e precisaria trabalhar mais para gerar eletricidade para o ar-condicionado. Já acima disso, geraria força suficiente para ser dividida entre o compressor de ar e outros componentes.
Além disso, andar a velocidades mais altas com os vidros abertos, segundo a mesma SAE, interfere na aerodinâmica do carro, aumentando a resistência do ar e, consequentemente, o consumo. Testes realizados no túnel da General Motors com ventos frontais e laterais para simular deslocamento de ar cruzado indicaram um aumento em torno de 14%.
Em resumo, essas são as questões que mais se destacam quando o assunto é ar-condicionado x consumo. Outras, não menos importantes, são a manutenção do motor, o comportamento do motorista ao dirigir e a qualidade do combustível que abastece o veículo. E quando o assunto é qualidade, a Royal FIC garante. Pode confiar na hora de abastecer. E aí, vai passar calor ou não?
Agora confira mais algumas dicas que ajudam a manter o bom funcionamento do ar-condicionado:
• Ligue o ar-condicionado pelo menos uma vez por semana por uns 10 minutos. Isso faz circular o gás e o óleo, lubrificando o sistema e evitando o ressecamento das peças.
• Quando o carro ficar muito tempo parado sob sol forte, antes de ligar o ar, abra os vidros para realizar a circulação do ar e facilitar a troca da temperatura interna em seguida.
• Quando estiver se aproximando do destino, desligue o ar-condicionado e ligue a ventilação. Isso elimina a umidade na tubulação e evita a proliferação dos fungos.
• A troca do filtro de cabine depende muito das condições de uso do veículo, ou seja, quem dirige em cidades com muito tráfego, principalmente de caminhões, ou em estradas de terra, tem que ficar mais atento. O ideal é verificar a cada revisão, no mínimo.
Fontes: Terras Serviços, Quatro Rodas e Autoesporte