Blog

Trocou bruscamente de combustível? Seu carro pode não pegar. Entenda

trocou-bruscamente-de-combustivel-seu-carro-pode-nao-pegar-entenda

Com o preço da gasolina sempre nas alturas, a alternativa para economizar é trocar de combustível e optar por álcool. Essa é uma das grandes vantagens de se ter um carro flex, tecnologia implantada desde 2003, no Volkswagen Gol, terceira geração. Portanto, se você está naquele mês em que gastou mais do que deveria e precisa abastecer o carro, preste atenção na hora de alternar o combustível.

Uma troca brusca vai fazer com que o carro não pegue e isso pode atrapalhar seu passeio de fim de semana, ou, atrasar sua ida ao trabalho.

Mas por que isso acontece? Não posso alternar o tipo de combustível?

 

O carro flex aceita dois combustíveis sim, misturados ou não. Mas, ao trocar a gasolina por álcool, é ideal que você ande com o carro por pelo menos 10 minutos ou 20 km para que a sonda lambda, componente da injeção eletrônica, reconheça o combustível que é queimado pelo motor. Essa sonda de nome estranho é um dispositivo que mede a quantidade de oxigênio dos gases de escape.

Para fazer uma analogia, a sonda funciona como um “nariz” que sente o cheiro e identifica qual combustível está sendo enviado para o módulo de injeção – etanol ou gasolina. Portanto, é uma peça muito importante para que o sistema flex funcione adequadamente. Se ela quebrar, o carro poderá não pegar mais. Por isso, verifique a quilometragem do seu carro! Se estiver com mais de 90 mil ou 100 mil km rodados é hora de verificar o estado da sonda lambda e trocá-la.

O que fazer para o carro pegar?

 

Quer fazer o carro pegar novamente? Não é tão difícil. Primeiro, deixe o carro desengatado, vire a chave até aparecerem as luzes do painel, pise fundo no acelerador e dê a partida.

Mesmo assim, se o carro não pegar, abra o capô e encontre o corpo de borboleta. Desplugue o conector e dê partida novamente. Fazendo isso, você irá “resetar” o sistema e fazer com que a injeção eletrônica reconheça o novo combustível.

Fez tudo isso, empurrou o carro e ele não pegou? Então leve ao mecânico. Lá, ele irá conectar um scanner na injeção eletrônica, por meio da porta OBD (que fica debaixo do volante), e irá alterar o combustível que o sistema eletrônico estiver reconhecendo.

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência