Blog

Transição energética, pesquisa e desenvolvimento

Ainda em 2023, a COP28 reuniu representantes de 198 países para discutir alternativas de desenvolvimento econômico ecologicamente sustentáveis. Dessa reunião, surgiu um texto de apoio à transição energética dos combustíveis fósseis para fontes de energia mais limpas.

Unânime, a aprovação marca um avanço histórico no combate às mudanças climáticas e convoca os países a uma adoção “justa, ordenada e de forma equitativa”. O objetivo final? Zerar emissões líquidas até 2050. O caminho é longo e o desafio é grande? Também são grandes as ambições da Royal FIC!

Porque a hora de aprofundar a transição energética é agora

Um aumento médio da temperatura em 1,5°C já traz consequências e evitá-lo já não é mais uma meta considerada realista. O que se diz hoje é evitar as projeções de que a temperatura média suba 2,5°C em relação ao período pré-industrial.

A agência Internacional de Tecnologia liberou relatório em que conclui a principal responsabilidade por esse quadro a queima de combustíveis fósseis. Anualmente, 87% dos gases estufa vêm dessa fonte. Se quisermos conter o aquecimento global, é aqui que devemos atuar.

Você sabia que combustíveis adulterados poluem mais? A queima inadequada gera mais gases estufa e, além disso, aumentam o acúmulo de resíduos no motor, contaminando o óleo lubrificante e danificando todo o sistema do catalizador do veículo. Isso é só para exemplificar, pois os malefícios atingem também quem trabalha com esses combustíveis, capazes de provocar irritações de diversas naturezas, como coceira nos olhos e erupções na pele.

Com os processos automatizados e o controle de qualidade da Royal FIC, seu negócio tem à disposição os melhores e mais puros combustíveis para operar em máximo desempenho e mínima poluição. Além disso, o LabFIC, nosso laboratório móvel, ensina você a checar a qualidade dos combustíveis recebidos e dá dicas de armazenamento seguro e sustentável.

Além disso, o Programa de Prevenção, Cadastramento, Detecção, Medição, Monitoramento e Controle de Emissões Fugitivas, criado em 2016, tem como objetivo eliminar ou minimizar vazamentos que, apesar de imperceptíveis, fazem mal ao meio ambiente. Também contamos com a Unidade de Recuperação de Vapor, instalada em 2016 para trabalhar no tratamento e recuperação de compostos orgânicos voláteis, como vapores de combustíveis.

De olho no futuro agora

Nossa rota rumo à sustentabilidade é iluminada pelo sol, gerando energia para bases e corporativos limpa e renovável, que seria capaz de alimentar 430 casas populares. Como resultado, evitamos a emissão anual de carbono em uma grandeza equivalente a 60 mil árvores poupadas. Ao mesmo tempo, valorizamos recursos como a água, com sistema de captação de chuvas para lavagem de pátios e veículos.

Porém, é preciso olhar para o futuro desde já. Atentos às necessidades de transição energética, fundamos a TMW Energy em 2019 com objetivo de iluminar o amanhã.

Nos próximos 30 anos, a expectativa de aumento na demanda energética nacional está na casa de 200%. Por isso, já possuímos a maior usina solar do Brasil a usar 100% de painéis nacionais: é fundamental desenvolver, agora, formas de otimizar a produção por fontes alternativas e limpas, conciliando consumo e sustentabilidade.

Estabelecemos uma parceria técnica com a BYD e a UNICAMP. A BYD é uma gigante global nas soluções em energia limpa que, com foco na geração e no armazenamento de energia para acelerar a mobilidade, investe sistematicamente em pesquisa e desenvolvimento, sendo a parceira ideal para a construção desse futuro sustentável!

Além de cursos disponíveis na Escola de Extensão, como Introdução à Energia Solar Fotovoltaica e Projeto e Dimensionamento de Usinas Solares, a UNICAMP possui usina própria, viabilizando seu Campus Sustentável.

Movimentamos o Brasil rumo a um amanhã sustentável. São mais de 16 mil módulos geradores de energia solar em uma área de mais 100 mil metros quadrados. Dessa forma, contamos com a maior usina de pesquisa e desenvolvimento do país. Um esforço que, combinado, já salva o equivalente a 25 mil árvores de redução nas emissões de carbono!

Conheça a TMW Energy clicando aqui.

Confira todas as nossas soluções em combustíveis clicando aqui.

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência