Toda vez que a Royal FIC vende combustível para um posto, antes mesmo de o caminhão-tanque descarregar o produto no local, recolhe uma amostra como forma de garantir a qualidade e evitar reclamações futuras. Essa amostra deve ser assinada e validada obrigatoriamente pelo proprietário ou responsável do posto de combustíveis.
Para garantir a qualidade do produto comprado o proprietário do posto deve fazer uma análise rigorosa e precisa do combustível antes do seu descarregamento. Tal procedimento garante a qualidade e a pureza do combustível, tanto para o posto, quanto para a Royal FIC.
Mas…você sabe como é feita essa análise?
Neste artigo você vai compreender o passo a passo para cada etapa.
TESTE DA DENSIDADE DA GASOLINA
Para este teste é preciso:
Uma proveta de 1.000 ml, uma proveta de 100 ml com boca e tampa esmerilhadas, densímetros para petróleo com escalas de 0,700 a 0,750 e de 0,750 a 0,800, termômetro escala de -10°C a +50°C e água com 10% de sal.
Para começar, coloque 1000 ml para serem examinados dentro de uma proveta, de modo que o densímetro flutue livremente, sem tocar o fundo ou as paredes do equipamento.
Logo após, introduza o termômetro e agite continuamente a amostra, tendo o cuidado de manter a coluna de mercúrio totalmente imersa. Uma vez estabilizada a temperatura, efetue a leitura a anote.
Feito isso, mergulhe o densímetro limpo e desengordurado no produto. Ao soltá-lo, faça um movimento giratório para que o mesmo entre rapidamente em equilíbrio e flutue livremente sem tocar as paredes da proveta.
Agora faça a leitura do densímetro no plano da superfície do líquido. Faça também a leitura do termômetro. Para consultar a tabela de conversão das densidades da gasolina, acesse o site da ANP. Esta tabela converte a densidade para 20°C.
As especificações para este teste são:
Aspecto: Límpido e isento de impurezas.
Cor: Incolor à amarelada, com corantes permitidos.
Densidade: Desde 2013, por meio da resolução da ANP nº 40, a densidade não é mais considerada como um padrão de qualidade, mas sim um padrão de comparação
Teor alcoólico: de acordo com a legislação em vigor
TESTE DE TEOR ALCOÓLICO – ÁLCOOL ETÍLICO ANIDRO NA GASOLINA.
Para começar, coloque 50 ml da amostra na proveta previamente limpa, desengordurada e seca.
Logo após, adicione cuidadosamente e deixe escorrer pelas paredes da proveta a solução aquosa de sal 10% até completar o volume de 100 ml.
Importante: a solução usada para o teste é 100 gramas de sal refinado para cada litro de água, conforme resolução ANP N° 09, de 07 de março de 2007.
Feito isso, tampe e inverta a proveta pelo menos dez vezes, evitando a agitação energética, para completar a extração do etanol para a fase aquosa ou álcool na água.
Agora deixe repousar até a separação completa das duas camadas. O percentual de álcool na amostra de gasolina pode ser facilmente calculado:
A letra “V” é o percentual em volume de etanol anidro na gasolina.
O “A” é o aumento da camada de etanol anidro com a solução.
Assim, temos a seguinte fórmula que indica o resultado.
V = (Ax2) + 1
As especificações para este teste são:
Aspecto: Límpido e isento de impurezas.
Cor: Incolor à amarelada, com corantes permitidos.
Densidade: A densidade da gasolina a 20°C fica normalmente situada entre 0,720 e 0,770
Teor alcoólico: de acordo com a legislação em vigor
TESTE DE DENSIDADE NO DIESEL
Serão necessários os seguintes materiais e reagentes:
Proveta de 1.000 ml, densímetro para petróleo com escalas de 0,800 a 0,850 e de 0,850 a 0,900 e termômetro de imersão total, com escala de – 10°C a + 50°C.
Para começar, coloque quantidade 1000 ml de diesel para serem examinados em uma proveta, de modo que o densímetro flutue livremente, sem tocar o fundo ou as paredes da proveta.
Depois, introduza o termômetro e agite continuamente a amostra, tendo o cuidado de manter a coluna de mercúrio totalmente imersa. Uma vez estabilizada a temperatura, com o termômetro imerso no produto, efetue a leitura e anote.
Agora mergulhe o densímetro limpo e desengordurado no produto. Ao soltá-lo, faça um movimento giratório pra que o mesmo entre rapidamente em equilíbrio e flutue livremente sem tocar as paredes da proveta.
Por fim, faça a leitura do densímetro no plano da superfície do líquido. Faça também a leitura do termômetro. Consulte a tabela de conversão das densidades do diesel no site da ANP. Esta tabela converte a densidade para 20°C.
As especificações para este teste são:
Aspecto: Límpido e isento de impurezas.
Para teste em Diesel Metropolitano ou S500, considere:
Cor: Vermelha
Densidade a 20°C: de 0,820 a 0,865
Para Diesel baixo teor ou S10, vale:
Cor: Castanha
Densidade a 20°C: de 0,820 a 0,880
TESTE DE TEOR ALCOÓLICO DO ETANOL HIDRATADO
Os materiais e reagentes necessários são a proveta de 1.000 ml, densímetro para etanol com escalas de 0,750 a 0,800 e de 0,800 a 0,850, termômetro de escala de – 10°C a + 50°C e tabela de verificação do teor alcoólico.
Para começar, coloque 1000 ml de etanol para examinar em uma proveta, de modo que o densímetro flutue livremente, sem tocar o fundo ou as paredes da proveta.
Agora mergulhe o densímetro limpo e desengordurado no produto, sem tocar as paredes da proveta.
Depois, introduza o termômetro e agite continuamente a amostra, tendo o cuidado de manter a coluna do mercúrio totalmente imersa. Uma vez estabilizada a temperatura, mantendo o termômetro imerso no etanol, efetue a leitura e anote.
Por fim, faça a leitura do densímetro abaixo da superfície do líquido. Faça também a leitura do termômetro. Consulte a tabela que fornece o teor alcoólico e a massa especifica a 20°C no site da ANP.
As especificações para este teste são:
Aspecto: Límpido e isento de impurezas.
Cor: Incolor
Densidade: A densidade a 20°C fica normalmente situada entre 0,8050 e 0,8110
Teor Alcóolico: mínimo de 92,6 e máximo de 94,7, conforme legislação em vigor.
A Royal FIC preza muito pela qualidade de seus combustíveis e realizar essa análise vai garantir que os postos entreguem o melhor produto para os consumidores.