Antes de colocar a frota para pegar estrada e iniciar o trabalho é preciso tomar medidas em relação a segurança de frota que sejam realmente efetivas, principalmente devido aos altos índices de roubos, furtos e avarias, que trazem bastante prejuízo à empresa e algumas vezes, infelizmente, danos físicos aos empregados.
Além de contratar seguradoras, uma alternativa mais eficaz é contratar os serviços de monitoramento e rastreamento veicular. Além de fornecer, em tempo real, a localização do veículo, o rastreamento indica quem é o motorista, sua rota, a velocidade média, os clientes atendidos, redirecionar e bloquear veículos conforme necessidade e controlar o tráfego, monitorando se está feito conforme regras da empresa.
Rastreamento via satélite. Como funciona?
Um aparelho, localizado no painel do caminhão, capta os sinais dos satélites de GPS e comanda sensores embutidos, inclusive no motor, que checa a velocidade. As informações coletadas indicam a localização do veículo e se tudo está correndo bem.
Todos os dados são repassados, via satélite, rádio ou celular, para uma base de servidores. Informações como o nível do combustível ou se a porta está aberta ficam armazenadas em uma caixa postal em uma estação de computadores e se algo estiver errado, um sinal é emitido.
A empresa responsável pela segurança tem acesso online à caixa postal 24 horas. Com isso, pode tomar medidas de segurança como cortar combustível, travar portas e até acionar a polícia, em caso de situações de risco.
A Royal FIC conta com esse sistema através de uma central exclusiva, além de uma garantia de segurança aos seus produtos e o seguro FOB gratuito, mesmo para veículos terceiros.
Fonte: Revista Mundo Estranho – Editora Abril