As atitudes ao volante influenciam e muito na manutenção do veículo e o dispositivo que mais sofre em decorrência dos maus hábitos na direção é a embreagem. Fazer com que ela dure mais não é difícil, basta corrigir velhos vícios e não deixar de realizar uma revisão preventiva. Cuidar para evitar defeitos nessa peça irá garantir mais segurança para o veículo, para o motorista e para os ocupantes. Além disso, ela é responsável por controlar a transmissão da força do motor para a caixa de câmbio e, por consequência, às rodas do carro. Resumindo: sem embreagem, o carro não anda!
E detalhe! Manter a embreagem em bom estado também irá aliviar o seu bolso no futuro. Essa peça do carro não pode ser reparada e aí você terá que pagar um preço bem salgado para comprar outro kit.
Aprenda 4 dicas e cuidados para evitar esses transtornos com a embreagem:
1) Descanse o pé, mas não na embreagem!
Um dos vícios mais praticados por motoristas, principalmente pelos iniciantes, é descansar o pé no pedal da embreagem. O que ninguém sabe é que esse mal pode comprometer a vida útil da embreagem. Prefira deixar o carro em ponto morto! Quando você fica com o pé no pedal, o sistema é acionado e ocorre um afastamento do disco do platô. Isso superaquece o sistema, com a possibilidade de avaria no futuro. Motoristas que praticam isso verão a embreagem quebrar quando o carro estiver com 5 a 10 mil km rodados.
2) Em rampas, use o freio de mão.
Parou em alguma rampa ou colina? Então, tire o pé da embreagem e acione o freio de mão! Tentar controlar o carro com acelerador e embreagem na ladeira irá desgastar o disco da embreagem.
3) Você é motorista e não piloto de corridas!
Nunca se esqueça de que você é um motorista e seu carro não é um Fórmula 1. Por isso, evite mudanças bruscas de marcha e reduções sem necessidade. Aprenda a ouvir o giro do motor e saiba mudar as marchas gradativamente, de acordo com a necessidade de aumento da potência. Trocar as marchas fora do tempo irá danificar o disco e as engrenagens de transmissão.
4) Revisão preventiva: mais segurança para seu carro e para você!
Caso você siga as dicas acima e conduza seu veículo com mais zelo, seu sistema de embreagem pode durar muito mais. Já se você não seguir nenhuma dessas instruções, então fique alerta aos sinais que o carro pode apresentar, quando estiver com problemas na embreagem. O mais fácil de identificar é quando o pedal começa a ficar duro. Ruídos e barulhos estranhos na hora da troca de marchas também são sinais de que sua embreagem está correndo o risco de quebrar.
Portanto, não pague pra ver, leve o carro ao mecânico. Um problema inesperado na embreagem pode ocasionar um acidente grave e colocar sua vida em risco.