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Quer melhorar o atendimento do seu posto? Confira 6 dicas!

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O melhor atributo de qualquer estabelecimento comercial é o atendimento. Quem não gosta de abastecer em um posto de combustíveis e ser bem tratado? Portanto, se você é proprietário de postos, fique atento! De nada adianta apenas investir na infraestrutura do estabelecimento e na qualidade dos produtos que comercializa. Não esqueça que o atendimento é o coração do negócio. E, para isso, é importante manter a equipe de frentistas bem treinada e capacitada. Por isso, promova um ambiente agradável em que eles possam se sentir valorizados e motivados para vestirem a camisa do posto junto com você!

Há casos de clientes que gostam tanto do atendimento que até fazem amizade com os frentistas. Quem não gosta, por exemplo, de ir ao posto e conversar sobre futebol ou as notícias do dia, enquanto o frentista verifica a água do motor e o óleo, e dá dicas sobre mecânica?

Quer que seu posto tenha esse clima? Então confira seis dicas importantes para você qualificar sua equipe e aumentar o faturamento!

1) Atendimento na pista do posto

Com certeza, a primeira dica é motivar seus funcionários com recompensas para garantir a fidelização do cliente. Faça com que eles trabalhem para o bem deles e não só do seu negócio. Se o seu funcionário tratar muito bem os clientes, seus lucros irão aumentar e, por consequência, você poderá lhe dar mais benefícios e aumentos no salário.

Com funcionários motivados, fica mais fácil treiná-los para que sigam procedimentos essenciais para um bom atendimento, como: 1) manter o ambiente do posto limpo; 2) oferecer serviços gratuitos como verificação da água do limpador de para-brisas e do radiador, limpeza dos vidros, calibragem dos pneus, etc.; 3) orientar os clientes a estacionar corretamente; 4) oferecer produtos diferenciados e motivar o cliente a encher o tanque; 5) conferir o troco na frente do cliente; 6) perguntar se o cliente participa de algum programa de fidelidade oferecido pelo posto; 7) mostrar o valor zerado da bomba.

2) Capriche na troca de óleo

Trocar o óleo do carro pode parecer tarefa simples. Mas não é! Por isso, contrate profissionais capacitados que tenham experiência com esse serviço. Uma troca errada pode causar danos simples, como redução do consumo, até problemas piores, como fundir o motor. Importante também é disponibilizar produtos das principais marcas de lubrificantes e abrir as embalagens sempre na frente dos clientes. Outro ponto é entregar as peças trocadas ao cliente para mostrar a ele que o serviço foi realmente realizado.

3) Ofereça lavação profissional

Surpreenda seus clientes e monte uma equipe especializada para lavagem dos carros, com uniforme e com boa aparência. Invista também em uma estrutura profissional para lavagem de veículos e ofereça serviços que vão além de uma simples ducha, como: hidratação de bancos de couro, limpeza de estofados, polimentos, etc.

4) Estimule a compra por impulso na loja de conveniência

Por vezes, o cliente entra na loja de conveniência só para comprar cigarro, não é? Convença-o a levar também outros produtos. Para isso, procure expor as mercadorias mais vendidas na fila do caixa ou mesmo nos locais por onde os clientes mais passam. Ofereça também promoções atrativas e descontos especiais. Esse tipo de atitude é essencial e associa a imagem do posto à promoção de benefícios aos clientes.

5) Invista em bons uniformes

Você teria coragem de abastecer em um posto com frentistas sem uniforme? Pois é! O uniforme passa a imagem de credibilidade e demonstra que os funcionários que estão atendendo passaram por treinamento e estão seguindo os padrões de qualidade exigidos.

Fique atento também na hora de adquirir os uniformes. É importante seguir as normas de segurança e fornecer uniformes com tecidos confortáveis, com proteção antichama e próprios para aguentar longas jornadas, intenso tráfego de veículos e contaminação química.

6) Mantenha a equipe sempre treinada

Quer ter uma boa equipe? Invista em novos treinamentos sobre os mais diversos assuntos, como mecânica de veículos, técnicas de vendas, fidelização de clientes, finanças pessoais, trabalho em equipe, dentre outros cursos. Outra dica é: mantenha sempre um ambiente agradável e um bom clima organizacional entre os frentistas.

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