Blog

Placas padrão Mercosul: a mudança agora é a partir de dezembro

placas-padrao-mercosul-a-mudanca-agora-e-a-partir-de-dezembro

As placas dos veículos brasileiros vão mudar de cara e passar a exibir o padrão Mercosul. Só que a mudança, que teria início em setembro, passou agora para 1º de dezembro. Tudo para que os Detrans estaduais tenham mais tempo para concluir a transição. A novidade foi estabelecida pela Resolução Contran nº 733, que foi publicada em maio e alterou a Resolução nº 729, sobre o credenciamento das empresas estampadoras de placas de identificação veicular.

A mudança vai ser gradual, atingindo, inicialmente, os carros zero Km e os que forem transferidos de município. As novas placas são inspiradas no sistema integrado já utilizado há vários anos pelos países da União Europeia. No Mercosul, por enquanto, apenas Uruguai (desde março de 2015) e Argentina (abril de 2016) adotaram o sistema de identificação. A intenção é criar um banco de dados único entre os países, incluindo, ainda, Paraguai e Venezuela.

O novo modelo de placas tem fundo branco e faixa superior azul. Do lado esquerdo, ficará a bandeira do Mercosul; no centro, o nome do país de origem e, do lado direito, a bandeira do Brasil, no nosso caso. Os nomes da cidade e do estado também ficarão na lateral direita, acompanhados dos seus respectivos brasões.

Além dos carros, a mudança também atinge os reboques, semirreboques, motocicletas, triciclos, motonetas, ciclos elétricos, quadriciclos, ciclomotores, tratores e guindastes, sendo estes identificados por placa única, instalada na parte traseira.

Chip e QR Code

Ao invés de três letras e quatro números, a nova placa exibirá quatro letras e três números, dispostos de forma aleatória, mas sempre com o último caractere numérico, para não interferir nos rodízios municipais. A combinação permanece em alto relevo e terá película retrorrefletiva. Além disso, vai contar com um chip e um código do tipo QR Code, para acesso ao banco de dados do fabricante.

O objetivo de unificar as placas entre os países do Mercosul é facilitar a fiscalização nas fronteiras e a identificação dos veículos roubados ou clonados, além do intercâmbio de informações entre os países para a consulta e o repasse de multas. Com a medida, o Denatran informou que as novas placas não utilizarão mais o lacre.

O valor da nova placa ainda não foi definido, mas deverá ser pago pelos motoristas, como já ocorre atualmente. As placas de motos seguirão o mesmo modelo da dos carros, apenas com mudança no tamanho.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência