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Octanagem e as diferenças entre os tipos de gasolina

Octanagem – ou “índice de octano” – representa a resistência de um combustível a entrar em ignição antes que as velas funcionem. Isso significa, em linhas gerais, que um combustível de alta octanagem pode sofrer mais compressão sem “pegar fogo” do que um com baixa octanagem.

Parece complicado, mas a gente explica!

A taxa de compressão dos motores

Todo motor a combustão funciona mais ou menos da mesma forma: dentro dos cilindros, a queima do combustível produz movimento. Quanto maior a taxa de compressão de um motor, mais rapidamente a energia gerada é eliminada na movimentação dos pistões, o que significa mais potência disponível. Essa melhor combustão, além de mais potência, traz mais velocidade e economia ao motor, que rende melhor.

Com o movimento maior dos pistões, o combustível recebe uma maior pressão. Por isso, os motores de alta performance “preferem” a gasolina de alta octanagem.

É uma particularidade dos motores a gasolina comprimir o combustível junto ao oxigênio dentro dos cilindros para queimá-lo com o auxílio de velas. Motores a diesel comprimem apenas ar, com o combustível sendo adicionado depois e queimado pelo calor do ar. Por isso não existe “diesel de alta octanagem”.

Qual octanagem ideal de gasolina para um carro?

O senso comum diz “quanto mais, melhor”. Mas não se aplica aqui!

As gasolinas brasileiras comum e aditivada têm, de acordo com o Método de Pesquisa – RON -, 92 octanas. As gasolinas premium, de maior octanagem, têm, em média, 98 octanas.

Contudo, só é possível aproveitar as vantagens da alta octanagem se os cilindros tiverem uma alta taxa de compressão. E essa característica se limita ao modelos esportivos de luxo, em que as velocidades finais passam facilmente dos 200 km/h. E lembre-se: a velocidade máxima de um carro já foi definida no projeto do motor. Usar uma gasolina de alta octanagem não fará com que ele vá mais rápido do que este limite.

O que faz a diferença na hora de escolher a gasolina de um carro são os processos de produção e de armazenamento. A Royal FIC possui um rigoroso controle de qualidade, com laboratórios dentro de cada base, garantindo que só gasolina pura saia daqui.

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