POSTOS BANDEIRA BRANCA
Os postos de combustíveis passaram por uma grande revolução no início dos anos 90, quando os preços desses produtos deixaram de ser tabelados e, consequentemente, houve aumento de competitividade. Nesse período surgiram os postos sem bandeira, conhecidos como “bandeira branca”, que não são vinculados a nenhuma grande rede. Por conta disso, as grandes marcas criaram uma imagem falsa de que os postos bandeira branca vendiam combustíveis adulterados. Hoje, esse argumento é infundado em virtude do rígido controle de qualidade a que todos os postos são submetidos.
PRINCIPAIS DIFERENÇAS
Existem várias diferenças entre os postos com e sem bandeira. Quando o consumidor abastece em um estabelecimento bandeirado, ele está ciente da marca comercial que está utilizando, qual a origem do combustível e a exclusividade do produto. Dessa forma, se o consumidor abastecer seu veículo em postos distintos que possuem a mesma bandeira, saberá que o combustível é o mesmo.
Já os postos com bandeira branca não possuem exclusividade com distribuidoras. A escolha da marca costuma ser feita com base no preço e na qualidade do produto, portanto a origem do combustível pode ser diferente a cada dia. Por isso, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) obriga esses postos a divulgarem a marca que está sendo comercializada nas bombas.
Um levantamento realizado no mês de janeiro na Grande Florianópolis avaliou a qualidade do combustível em 127 postos e não encontrou irregularidades em nenhum deles. Isso demonstra que a desconfiança que os consumidores têm dos postos bandeira branca não deve existir.
A Royal FIC fornece combustível para diversos postos bandeira branca e possui um diferencial na hora de comprovar a qualidade do produto: o LabFIC, um laboratório móvel que orienta proprietários, frentistas e gestores desses estabelecimentos a analisarem o combustível que compram ou recebem da marca Royal FIC.
O CENÁRIO HOJE
Em 2016, foram abertos no Brasil quase mil novos postos de combustíveis sem marca, ou seja, “bandeira branca”. De acordo com as informações da ANP, o número de postos saltou de 16.171 para 17.134, totalizando 41,1% do mercado total no país. Os especialistas acreditam que esse número deverá aumentar ainda mais em virtude da crise econômica.
Na avaliação da presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Município do Rio (Sindicomb), Maria Aparecida Siuffo Schneider, o aumento no número de postos bandeira branca é reflexo da atual crise econômica. Isso porque, diz ela, muitos donos de postos decidiram abrir mão de alguma marca para ter maior flexibilidade de preços e produtos.
Fonte: O Globo