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Motor a diesel: quando o uso do S10 é obrigatório

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Considerado o diesel moderno, o S10 começou a ser comercializado no Brasil em 2014, substituindo o diesel S50. A medida, regulamentada pela Resolução ANP 50/2013, faz parte de um acordo para reduzir a emissão veicular de gases poluentes ao meio ambiente.

O S10 é um combustível com teor de enxofre máximo de 10 partículas por milhão (ppm) e, de acordo como o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é de uso obrigatório para todos os veículos rodoviários (leves e pesados) fabricados a partir de janeiro de 2012.

Além da obrigatoriedade legal e da preocupação com o meio ambiente, os veículos modernos a diesel, que possuem motor Euro5, não devem ser abastecidos com o S500 sob risco de o excesso de enxofre do combustível afetar o funcionamento do catalisador. Ele pode entupir e precisar até ser trocado precocemente. Um prejuízo que pode ser evitado.

Outra vantagem do S10 é em relação ao número de cetano, que é a faixa de potência, o tempo entre a injeção de combustível e o início da combustão. O S10 tem número de cetano 48, superior aos 42 do S500, o que garante redução de fumaça branca, partida a frio e menor desgaste do motor, além de maior intervalo na troca do lubrificante.

Mas, e os veículos antigos? Podem usar o S10?

Podem, sim, embora não haja muita vantagem nisso porque um propulsor mais antigo não consegue aproveitar os benefícios do S10. Agora, se decidir pela mudança, saiba que terá que fazer uma limpeza no tanque e na sua linha, inclusive com a troca dos filtros, antes do primeiro abastecimento, para evitar uma possível contaminação.

E não poderá usar água, em hipótese alguma, porque o S10 tem características higroscópicas, que é a capacidade de atrair água, substância que forma os ácidos sulfuroso (H2SO3) e sulfúrico (H2SO4), que podem corroer partes metálicas do veículo. Por isso, todo cuidado é pouco!

A distribuidora Royal FIC percorre o Brasil, há mais de duas décadas, levando combustível de qualidade para várias regiões, com agilidade e excelência nos processos.

Confira, abaixo, alguns dos produtos comercializados pela empresa

Diesel S10 – Diminui a formação de depósitos no motor, reduz agentes contaminantes nos lubrificantes e melhora a partida a frio. Para o meio ambiente, diminui a emissão de material particulado e de fumaça branca, devido à redução de enxofre em sua composição.

Diesel S500 – É utilizado em veículos a diesel, fabricados antes de 2012, com motores de combustão interna e ignição por compressão – como furgões, vans, ônibus e caminhões – e não possui nenhum aditivo.

Gasolina comum – Menor desgaste do motor e vida útil mais longa do lubrificante, mantendo a eficiência energética do motor.

Gasolina aditivada – Melhor desempenho do motor; menor desgaste de peças e baixa emissão de gases poluentes, preservando o meio ambiente.

Etanol – Combustível obtido pela fermentação da cana-de-açúcar, o etanol ajuda na redução do gás carbônico. O tempo de preservação do etanol no tanque de combustível, sem perder suas características, depende das condições de armazenagem e da temperatura.

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