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Mitos e lendas sobre o funcionamento e a manutenção do carro

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Você conquistou o tão sonhado carro zero-quilômetro. Parabéns! Mas será que você sabe cuidar deste possante da maneira correta? É que o mundo das quatro rodas é recheado de mitos e lendas sobre o funcionamento dos veículos.

Veja, agora, alguns mitos e verdades sobre a manutenção automotiva.

Se o carro for novo, tem que pegar estrada para amaciar o motor.

MITO. Essa prática é velha e já teve um motivo para existir.

É que há cerca de 30/40 anos os propulsores utilizavam sistemas de combustão e lubrificação que precisavam disso para render melhor. Hoje, com o aumento da tecnologia na produção das peças, os veículos já saem de fábrica praticamente “amaciados”.

Usar o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível.

VERDADE. O uso do ar nas cidades pode provocar aumento de consumo de até 20%. Porém, se for pegar a estrada, melhor usar o ar. É que rodar há mais de 80km/h com as janelas abertas influencia a aerodinâmica do veículo, fazendo com que o carro faça uma força extra para se deslocar. Resultado: queima mais combustível. Mesmo no inverno, ligue o ar-condicionado, pelo menos uma vez por semana, por uns 10 minutos, para circular o gás e o óleo.

O carro deve ser colocado em diagonal toda vez que for ultrapassar uma lombada.

MITO. Este tipo de manobra deve ser evitada para não provocar torção desnecessária na carroceria do veículo. O melhor é ultrapassar a lombada na perpendicular, com as duas rodas subindo ao mesmo tempo, permitindo que a suspensão faça o seu trabalho.

“Descansar” o pé na embreagem prejudica o funcionamento do veículo.

VERDADE. Manter o pé no pedal provoca maior desgaste das peças, principalmente do disco da embreagem. Para não ficar no meio da rua por não conseguir engatar as marchas, elimine já esse péssimo hábito.

Se usar etanol no inverno, precisa aquecer o carro antes de pegar a estrada.

MITO. Já passou o tempo de ligar o carro na garagem e esperar uns minutinhos para ele “esquentar”. Mesmo no inverno. Isso porque os veículos novos têm um sistema de gerenciamento eletrônico que garante o desempenho frio ou quente. E os carros mais antigos têm o tanquinho auxiliar para a partida a frio. Basta garantir que haja sempre gasolina no reservatório.

Lavar o motor melhora o desempenho e a mecânica do veículo.

MITO. Essa prática não é mais recomendada porque pode danificar componentes elétricos e módulos eletrônicos do motor. Se a sujeira estiver impregnada, o ideal é procurar uma oficina especializada para realizar limpeza a seco com jatos de ar comprimido.

Para tratar o seu carro com o carinho que ele merece, abasteça sempre num posto de confiança e, lembre-se, mesmo os postos chamados de bandeira branca são obrigados a informar na bomba a origem do combustível.

Royal FIC, há 20 anos percorrendo um caminho de excelência e levando combustível de qualidade aos mais diversos negócios do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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