Blog

O futuro do mercado de combustíveis

A Offshore Technology Conference (OTC) é uma referência no mercado de combustíveis. A maior feira de petróleo do mundo chegou ao fim em Houston, mas suas consequências estão apenas começando.

Não só grandes contratos foram firmados e encaminhados, mas também se falou do futuro a longo prazo do setor. Nesse sentido, mais do que relações de mercado, a sustentabilidade é um ativo de valor.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o potencial do setor para se manter relevante, ao mesmo tempo em que se prepara para os tempos de novas matrizes energéticas.

Guerra e o futuro imediato

A invasão russa à Ucrânia, que se prometia breve, já se aproxima de três meses. Grande produtor de óleo e gás, o país de Vladimir Putin sofre pesadas sanções. Isso fez com que o barril do petróleo disparasse, impactando economias mundo afora.

Contudo, essa mudança no tabuleiro de influências abre espaço para outros produtores. Só para exemplificar, pouco antes das sanções aos russos, os Estados Unidos se reaproximaram da Venezuela para manter suas demandas em dia.

Com o controle cada vez maior da pandemia, a atividade econômica volta à carga. Por isso, a demanda por combustíveis vai seguir em alta. E mesmo a Rússia, que mantém boas relações com a China, será capaz de escoar parte da sua produção, motivo pelo qual o preço do barril, após o choque inicial, segue caindo.

Mas não é só para isso que o mercado de combustíveis precisa estar atento.

Descarbonização: o futuro do mercado de combustíveis

Mudar uma matriz energética leva tempo. Logo, empresas hoje ligadas ao mercado de combustíveis derivados do petróleo precisam pensar no longo prazo se quiserem manter a relevância.

Isso envolve, por exemplo, a busca por reduzir as emissões da categoria. Otimizar processos, tornando atividades de extração, refino e distribuição mais limpas. Assim, os impactos positivos do mercado de combustíveis serão capazes de garantir uma transição com planejamento.

Mesmo que o mercado de combustíveis seja, hoje, associado a óleo e gás, é possível imaginarmos um futuro de combustíveis de outra origem, com as mesmas empresas que hoje atuam no segmento. O grande combustível deve ser, como sempre foi, a qualidade.

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência