“Logística” é um termo de origem grega que significa “habilidades de cálculo e raciocínio lógico”. Hoje em dia, o termo já ultrapassou os limites da administração, se referindo também a engenharia, marketing, estatística, tecnologia, recursos humanos e economia.
Esta especialidade cobre todos os processos desenvolvidos para efetuar entregas, respeitando prazos e condições. Um produto que precisa ser acondicionado em determinada temperatura para preservar suas características não pode ser entregue à temperatura ambiente. Da mesma forma, se uma operação comercial precisa de um insumo para funcionar, ela não pode ficar uma semana desabastecida.
O dever da logística é garantir que produtos cheguem ao seu destino sempre na hora certa e em perfeitas condições de uso. Com o Brasil prestes a iniciar uma das maiores campanhas de vacinação de sua história, dominar os conceitos logísticos será a diferença entre imunizar a maior quantidade de pessoas no menor tempo possível ou manter a sociedade e a economia imobilizadas.
Como garantir que os pontos de vacinação estejam sempre com doses à disposição? Ou transportar as vacinas preservando suas características? Mesmo manter as vacinas em segurança, impedindo roubos ou sabotagens exige planejamento.
Conheça alguns dos desafios logísticos que estão pela frente!
A logística envolve eficiências, tanto operacional quanto financeira. Isso significa que cada processo é aprimorado para o cliente ter o melhor serviço pelo menor custo.
Prever demandas e gerir estoques também faz parte das tarefas da logística. O cliente precisa ser abastecido regularmente, para que assim não fique sem o seu produto e nem precise arcar com os custos de armazenar grandes quantidades dele sem necessidade.
Para cumprir com todas essas demandas, operações de logística precisam desenhar redes de distribuição amplas e capilarizadas, facilitando a armazenagem e o transporte entre fornecedor e comprador.
Para uma melhor operação de negócios garantir uma experiência mais agradável aos clientes com custos mais reduzidos, a logística empresarial surge para sistematizar etapas. Dessa forma, é possível mapear, controlar e alterar cada uma dessas etapas, visando os melhores resultados.
Isso exige uma abordagem de “agir macro e pensar micro”: as etapas do processo logístico precisam de gerenciamento próprio, mas devem existir como parte de uma operação maior, que tem por objetivo final deslocar o produto da sua origem até o consumidor final.
O combustível é um insumo-chave em qualquer processo logístico e a sua própria entrega exige uma logística particular, que garanta ao consumidor a melhor relação custo-benefício.
Você sabia que a Royal FIC possui processos automatizados de abastecimento? É possível agendar sua ida a uma de nossas bases e, com um cartão magnético, realizar toda a operação! Você também conta com um profissional para ajudar você em cada etapa, inclusive realizando processos de checagem e segurança no seu caminhão-tanque antes da partida.
Para garantir uma frota sempre rodando no prazo, abasteça com quem tem logística de alta octanagem. Faça uma cotação conosco e comprove a qualidade Royal FIC!
2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Um Agência