Blog

Limpador de para-brisa: saiba quando e como trocar

limpador-de-para-brisa-saiba-quando-e-como-trocar

Imagine o desespero! Você está na estrada com aquela chuva torrencial e seu limpador de para-brisa resolve parar de funcionar. O correto a fazer nessa hora é parar o carro no acostamento e esperar a chuva passar. Mas, depois disso, não se esqueça de realizar a devida manutenção. Quando as borrachas estão deterioradas, isso pode sobrecarregar o sistema do motor elétrico do braço e fazê-lo parar a qualquer momento.

O limpador pode parecer um item dispensável, mas ele garante segurança aos motoristas e aos passageiros.

Além disso, a borracha do limpador, quando não trocada, fica desgastada e pode sim riscar o vidro do carro. Aí, é prejuízo na certa.

Chegou a hora de trocar o limpador. Mas, como saber?

Geralmente, a troca da borracha do limpador costuma ocorrer uma vez por ano. No entanto, o período pode variar de acordo com o clima. Por exemplo, em épocas de chuvas, as palhetas são mais exigidas e podem desgastar antes do momento previsto. Já em dias mais quentes, as borrachas ressecam com mais rapidez, por conta do sol forte.

Fique esperto também com a água que você coloca no reservatório. Se ela contiver produtos químicos, isso pode acelerar o desgaste da borracha.

E preste atenção na hora de lavar o carro! O uso de álcool ou querosene para limpeza da palheta pode ressecar a borracha.

E importante! Fique atento aos sintomas! Se perceber que o vidro está mais embaçado do que o normal ou ouvir um barulho irritante na hora que usar o limpador é porque chegou, enfim, a hora de trocá-lo!

Trocar o limpador é fácil?

Você não precisa ir ao mecânico para trocar o limpador de para-brisa. Essa é uma tarefa que não irá exigir tanta técnica. Com a palheta compatível com o modelo de seu carro, você gastará 10 minutos para trocar. Confira abaixo o passo a passo:

1) Com cuidado, erga o limpador na posição perpendicular;

2) Localize a junta entre a palheta e o braço;

3) Solte a trava que segura a palheta antiga e retire-a (em alguns modelos de carro, o limpador pode estar parafusado ou só encaixado, mas a remoção mesmo assim não é difícil);

4) Coloque a palheta nova e encaixe no mesmo ponto de onde foi retirada. Pressione a palheta até notar um travamento.

Viu só? Não é tão complicado! Por isso, troque sempre que possível as palhetas, pelo menos do vidro dianteiro, que se desgastam mais rápido em comparação às do vidro traseiro!

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência