Blog

Gerenciamento de riscos ao transportar cargas

Há uma relação simples que justifica medidas de gerenciamento de riscos no trânsito. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cada morte no trânsito gera um custo econômico superior a R$ 1,1 milhão. Tudo isso sem levar em conta a dor de familiares e amigos ao perder um ente querido na estrada.

Quando se fala no transporte de cargas, que depende majoritariamente da via rodoviária, todo cuidado é pouco. O bom gestor, entretanto, vê nesse desafio uma oportunidade para aprimorar processos e oferecer melhores soluções a seus consumidores.

Como o gerenciamento de riscos funciona

Gerenciar riscos é planejar e controlar operações logísticas ao longo da cadeia de movimentação. Em outras palavras, é integrar o transporte ao armazenamento e à distribuição. Dessa forma, cada etapa é vista como parte de um processo mais amplo, abrindo a possibilidade para que a melhoria em uma delas gere reflexos positivos nas outras.

De fato, o que o gerenciamento de riscos traz de mais positivo é a capacidade de antever e minimizar situações com potencial para dificultar a execução do transporte de cargas. Como resultado, ela é responsável direta pelo aumento da produtividade das empresas.

Pontos principais e planos de ação

Cada operação tem suas particularidades, mas riscos administrativos, com a carga, com o motorista e com o veículo, estão sempre presentes, em maior ou menor intensidade. E, ainda que haja o elemento da fatalidade em roubos, atrasos e acidentes, sempre é possível se preparar para que essa possibilidades se tornem cada vez menos prováveis.

O primeiro passo é identificar os maiores riscos. Se a rota do veículo é famosa pelos assaltos, contratar um seguro específico e buscar caminhos alternativos é mandatório. Se a viagem for longa, planejar pontos de parada para que o motorista possa descansar com qualidade entre um dia e outro da jornada. Caso haja postos de fiscalização pelo caminho, garantir que o motorista só deixe a base com toda a documentação que precisará apresentar.

É um processo de pente fino. A melhor forma de não deixar nada passar é delegar ao encarregado de cada setor essa busca minuciosa por processos que podem ser evoluídos.

Combustível de qualidade, o melhor gerenciamento de riscos

Você sabia que combustíveis de procedência duvidosa podem reduzir o desempenho, danificar o motor, aumentar as emissões e desgastar o veículo antes do tempo? Além disso, um caminhão parado no meio da estrada é um risco de segurança e um alvo fácil para assaltantes. Não deixe que seu rigoroso planejamento de gerenciamento de riscos seja em vão!

Com a Royal FIC, você sempre tem combustíveis de excelência, testados e certificados, para movimentar sua frota com o máximo em desempenho e tranquilidade. Estamos há mais de um quarto de século distribuindo movimento às cinco regiões do Brasil e temos processos automatizados que garantem a entrega dentro do prazo. Não paramos porque você não pode parar!

Clique aqui e faça sua cotação.

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência