Provavelmente algum dia você se deparou com a seguinte pergunta de um frentista quando parou o carro na bomba de combustíveis para abastecer: gasolina comum ou aditivada? E antes que você decida, vamos entender um pouco a diferença entre estes dois tipos de combustíveis.
Antes de mais nada, é importante saber que toda gasolina vendida no Brasil tem 27% de etanol anidro em sua composição. Basicamente, a gasolina aditivada difere da comum por possuir a adição de detergentes e dispersantes.
E para que servem estes “ingredientes”? Com o tempo, o motor e o sistema de combustão acumulam detritos, que podem interferir no desempenho do carro. Os aditivos da gasolina fazem o papel de limpar as sujeiras de todo o sistema do veículo.
E QUAL COMBUSTÍVEL É MAIS INDICADO?
Segundo a ANP – Agência Nacional do Petróleo – em grandes cidades, onde frequentemente o carro anda e para a todo momento, é indicado o uso da gasolina aditivada. Já no caso de o veículo ser usado para longas viagens, indica-se o uso da gasolina comum.
Independente da escolha, é importante sempre estar atento ao sistema de combustão e motor do carro para evitar problemas futuros.