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Fumaça saindo do capô? O motor ferveu? Confira cinco possíveis causas!

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No meio daquele passeio com a família ou naquela ida ao mercado, de repente, uma fumaça estranha começa a sair do capô do carro. Aí o desespero toma conta! Você já logo pensa: Puxa, o motor fundiu! Mas, tenha calma. O motor pode ter superaquecido e caso você não tome uma providência, os danos no veículo podem ser irreversíveis.
Aprenda as cinco principais causas do superaquecimento do motor e, depois disso, não hesite em levar o carro ao mecânico, antes que o motor vá pro espaço de vez.

1) Líquido de arrefecimento em baixos níveis

O líquido de arrefecimento é responsável por manter a temperatura do veículo em parâmetros normais, na faixa dos 90° Celsius. Há muitas explosões com a queima de combustível e a função do sistema de arrefecimento é justamente manter o propulsor frio para que as peças do carro não derretam. Mas também não frio demais, pois assim o carro não irá andar. O líquido de arrefecimento é composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo. Mas atenção: se não souber trocar, procure um mecânico e nunca adicione água pura nessa mistura.

2) E agora? Esqueci de trocar o óleo!

Costuma não dar atenção à troca de óleo e não acompanha com frequência o período em que deve ser trocado? Pois passe a prestar atenção nisso! Quando o carro está com óleo em baixos níveis ou com óleo velho, o carro pode superaquecer. O óleo precisa estar em níveis adequados, pois ele retira algo em torno de 70% e 80% do calor do motor. Sem contar que, com a falta de óleo, as peças sofrem mais atrito e, como conseqüência, há um aumento da temperatura.

3) Válvula termostática

Problemas na válvula termostática, que é uma peça do sistema de arrefecimento, podem levar ao superaquecimento. Isso porque é esse dispositivo que controla a temperatura do motor. Ele basicamente tem duas funções: indica se há necessidade de refrigeração, com liberação do líquido de arrefecimento, além de dar o “start” do ventilador do radiador. Uma dica legal para conservar a válvula é sempre manter a água do radiador com o aditivo correto.

4) Mangueiras ressecadas ou furadas!

O estado das mangueiras está muito relacionado com o superaquecimento. Se elas estão ressecadas, o trabalho de levar água até o motor fica comprometido. O próprio motorista pode verificar o estado das mangueiras. Um sinal de que a troca é necessária é quando está com muitos fiapos nas pontas. O uso de aditivos corretos e indicados no manual do veículo contribui para prolongar a vida útil das mangueiras.

5) Problemas na ventilação

Um componente importante do motor que, se avariado, causa o superaquecimento é o eletroventilador. Ele mais parece um ventilador doméstico que é acionado quando o motor fica com dificuldade de captar o ar ambiente.

O superaquecimento pode ocorrer devido a outras causas, como, por exemplo: correias do motor arrebentadas, tampa do reservatório vencida, obstrução na grade de ventilação frontal, ventoinha de refrigeração com defeito e desgaste no impulsor da bomba de água.

As razões são inúmeras. Por isso, é importante ser cuidadoso e, na primeira pane e ao sinal de “fumaceira” no motor, ligue para um mecânico, ou melhor ainda: leve o carro urgentemente para uma revisão ou retífica do motor.

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