Blog

ESG para distribuidoras de combustíveis

O tempo de expansão irresponsável, felizmente, se foi. Cada vez mais, distribuidoras de combustíveis estão se alinhando às práticas ESG no desenho de seus processos corporativos.

É essencial se preocupar com o impacto ambiental, o desenvolvimento social e a governança corporativa. Ainda mais em um dos setores que mais gera riquezas e, ao mesmo tempo, possui um dos maiores riscos inerentes em sua própria existência.

Porque o ESG importa

Nunca se consumiu tanto petróleo no mundo. Dados da Agência Internacional de Energia estimam que, todos os dias, o planeta se utilize de 100,8 milhões de barris para as tarefas diárias. Aí estão incluídos locomoção, mas também produção industrial e geração de energia elétrica, dentre outros. Só para exemplificar, em 2019 esse consumo era de 99 milhões de barris por dia.

Dessa forma, por mais que não seja uma fonte renovável, não poderemos abandonar o petróleo tão cedo. Sem ele, você não estaria vestindo roupas, se alimentando e, para ser sincero, talvez sequer tivesse energia para ligar seu dispositivo e ler este texto.

Assim sendo, é dever de todos os agentes desse segmento cumprir com as rígidas legislações com objetivo de minimizar riscos ambientais a níveis toleráveis. Se é verdade que não podemos abandonar o petróleo, é igualmente verdade que não podemos destruir as condições de vida do planeta enquanto o exploramos, refinamos e distribuímos.

É aí que o ESG entra. Por meio de diretrizes objetivas e verificáveis por agentes públicos e privados, empresas como a Royal FIC são capazes de, comprovadamente, diminuir impactos ambientais, fortalecer direitos humanos e incluir políticas de transparência no cerne da administração.

Compromissos que assumimos e já colocamos em prática

Quando o assunto é ESG, temos diretrizes que respeitam o uso de recursos, garantem a segurança e a qualidade de vida de nossos colaboradores. Na Royal FIC, a recuperação de água das chuvas, aliada a sistemas de economia de energia, por exemplo, em luzes de banheiros, é o padrão.

No que diz respeito a energia elétrica, inclusive, já estamos trabalhando pelo avanço acelerado rumo à mudança de matriz com a TMW Energy, nossa iniciativa em energia solar fotovoltaica em parceria com a BYD e a Unicamp.

Mas, rumo ao futuro, é preciso trabalhar no presente. Por isso, nossas bases de carregamento contam com captura de vapores para reduzir não só emissões, mas também o risco inerente a materiais inflamáveis. Igualmente importante é a manutenção da frota, garantindo o mínimo de emissões em cada entrega.

No dia a dia das operações, nosso time está em ambientes adequados para a boa prática profissional, com os equipamentos de proteção individual e constantemente atualizado em treinamentos de procedimentos que valorizam a eficiência e a segurança. Tarefas de repetição são automatizadas e sobra mais tempo para inovar!

Só combustível não basta. O mercado de hoje exige comprometimento total com a excelência. Em cada aspecto, nós assumimos e cumprimos este comprometimento. Quer saber mais sobre como você pode fazer parte dessa história? Fale com a gente aqui.

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência