Blog

Economia verde e desenvolvimento sustentável

Em 2008, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) desenvolveu o conceito da economia verde. Ele pode ser definido pelo conjunto de ações que promover uma economia de pleno crescimento e, ao mesmo tempo, se baseie no bem-estar social e reduza riscos ambientais.

Como resultado, a economia verde seria capaz de proporcionar prosperidade para todos, mas dentro dos limites ecológicos do planeta. O que é a mentalidade certa para enfrentar, ao mesmo tempo, a série de problemas sistêmicos que o planeta enfrenta. Dentre outros, as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade e a crescente desigualdade social são crises interconectadas. Assim sendo, só uma solução que promova o equilíbrio entre elas e a prosperidade tem chance de promover mudanças.

Os princípios da economia verde

Com sua sustentação em cima de cinco pilares fundamentais, a economia verde tem muito em comum com o crescimento sustentável. Isso porque não só promove a prosperidade para todos, mas também leva em consideração as condições do planeta de fornecer os recursos necessários aos processos produtivos. Assim, cria sistemas capazes de existir no longo prazo.

O bem-estar é um dos princípios da economia verde. Por meio dele, têm condições de criar prosperidade e acesso aos seus benefícios. Para tanto, ela também se baseia na justiça para distribuir equitativamente as oportunidades entre diferentes gêneros, raças e faixas etárias.

De olho nos limites planetários, sustentando ao mesmo tempo a economia que garante a prosperidade e os valores ecológicos que garantem a vida, a economia verde apoia consumo e produção sustentáveis. Assim sendo, também é sustentada por eficiência e suficiência. Isso significa manter a população atendida por bens e serviços, mas com menos desperdícios e pegadas ecológicas. Anular a emissão de gases e preferir reciclados são duas necessidades urgentes.

Para que isso seja possível, a boa governança é o quinto princípio. Instituições integradas, responsáveis e resilientes são a força-motriz que incentiva o cumprimento de cada pequena parte em um grande esquema que leva a um sistema financeiro justo, autossuficiente e conectado ao meio ambiente.

Royal FIC: combustível do futuro

Mais do que distribuir combustíveis para a sua empresa, a Royal FIC oferece à sociedade um modelo de negócio que mostra a viabilidade da economia verde em todos os segmentos, inclusive este.

O FIC Verde é o nosso pacote de iniciativas para tornar a distribuição de combustíveis uma atividade de baixo impacto ambiental, sustentável ambientalmente e financeiramente viável. Envolve mudança de mentalidade para as atitudes do dia a dia e grandes investimentos em tecnologias de alto impacto.

Do sensor de movimento nos banheiros para ativar lâmpadas e torneiras ao sistema fotovoltaico que gera energia elétrica com a luz do sol, os cinco princípios da economia verde estão presentes. É por isso que, hoje, mais do que a excelência em combustíveis e a pontualidade no prazo, estamos sempre em movimento rumo ao futuro!

Confira mais no vídeo:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Royal FIC Oficial (@royalficoficial)

Para fazer parte deste olhar necessário sobre as necessidades do planeta, clique aqui e conheça nossas soluções em combustíveis.

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência