Os motores se dividem basicamente em dois ciclos: 2 e 4 tempos. A diferença fundamental está na construção e no seu método de funcionamento. A construção dos motores 2 tempos são muito mais simples, mas a preparação é mais complexa do que os de 4 tempos.
Os motores chamados 2 tempos são encontrados em equipamentos e veículos como jet-skis, aeromodelos, motosserras, entre outros. Eles não possuem válvulas de admissão e escapamento, simplificando a construção e reduzindo de forma relevante o seu peso.
Já os motores 4 tempos são encontrados em carros e caminhões. São movidos à gasolina e diesel e são classificados como motores de combustão interna.
Vantagens e desvantagens dos motores
Os motores 2 tempos possuem uma explosão a cada giro do eixo central. Podem funcionar em diversas posições, são leves e eficazes em determinadas condições. Também têm custo menor de produção. No entanto, não são muito aplicados em carros pois sua eficiência diminui quando variam as condições de rotação, altitude e temperatura.
Já nos motores 4 tempos a combustão ocorre nos intervalos dos giros, o que promove um ganho relevante de potência. Entre as desvantagens, podem ocorrer problemas com o fluxo de óleo.
COMO FUNCIONAM
Motor 2 tempos:
Primeiro tempo – o pistão sobe comprimindo a mistura no cilindro e produzindo rarefação no cárter. Logo após, acontece a ignição e a combustão da mistura.
Segundo tempo – os gases da combustão se expandem, fazendo o pistão descer, comprimindo a mistura no cárter. O pistão abre a janela de exaustão, possibilitando a saída dos gases queimados.
Motor 4 tempos:
Primeiro tempo – admissão – acontece o movimento do pistão do Ponto Morto Alto para o Ponto Morto Baixo com a válvula de admissão aberta.
Segundo tempo – compressão – o movimento do pistão do ponto morto baixo para o ponto morto alto acontece com as duas válvulas fechadas. O pistão comprime a mistura de ar e combustível.
Terceiro tempo – tempo motor – acontece a ignição, quando a vela produz a faísca.
Quarto tempo – exaustão – corresponde à subida do pistão do ponto morto baixo para o ponto morto alto com a válvula de escapamento aberta.
Fonte: Site curiosidades / UOL