Blog

Diesel para gerar energia elétrica? Claro que sim!

diesel-para-gerar-energia-eletrica-claro-que-sim

GERADORES DE ENERGIA A DIESEL

Existem muitas formas de gerar energia elétrica, como, por exemplo, as usinas hidrelétricas e os sistemas e painéis solares. Hoje dificilmente conseguiríamos viver sem esse recurso, já que temos um alto grau de dependência da energia para trabalhar, utilizar variados equipamentos, nos comunicar e até realizar tarefas domésticas no dia a dia.


Como o nosso sistema de energia elétrica ainda possui algumas falhas e está sujeito a possíveis apagões – principalmente em épocas com grandes índices de chuvas e temporais –, o uso de geradores de energia é muito comum em indústrias, na rede hoteleira, em hospitais, em eventos de grande porte e até em residências, que usam esse equipamento para suprir eventuais quedas de energia. Existem vários modelos e potências que são oferecidos aos consumidores para diferentes necessidades.

O QUE SÃO OS GERADORES?

Os geradores são equipamentos que fazem a queima do combustível de maneira similar à do motor de um veículo; a única mudança é que utilizam diesel em vez de gasolina.

O diesel tem a particularidade exclusiva de queimar a uma temperatura muito mais elevada que os outros combustíveis, assim é mais eficaz e garante maior potencial ao gerador. Alguns de seus poucos pontos fracos são o barulho que faz e alguma poluição, claro, se não houver uma manutenção periódica.

COMO FUNCIONAM?

Esses geradores a diesel estão espalhados pelo país e em diferentes regiões para suprir a necessidade de energia, em determinados momentos, quando ela deixa de ser fornecida por problemas de instalação ou de outra natureza. Em virtude da falha comum de distribuição de energia, diversas corporações compram o produto de forma preventiva, para qualquer imprevisto. O gerador funciona de forma muito simples e opera, como já dito, de maneira semelhante a um motor de carro ou caminhão. O ar que fica dentro do gerador é “sugado” até ser comprimido, para, em seguida, ser injetado o diesel. Tal combinação gera um calor muito forte que faz com que o diesel inflame, entre em combustão e faça o gerador entrar em funcionamento.

Entre as peças que compõem um gerador estão, basicamente, um alternador, um tanque de combustível e um motor. O motor pode ser a diesel ou energia elétrica e é a peça responsável por acionar o gerador, iniciando a queima do combustível. Essa ação faz mover um eixo central, e é em virtude desse movimento que a energia mecânica produzida é transformada em energia elétrica, com o auxílio de um alternador.

Fonte: Indústria Hoje

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência