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Diesel em carros de passeio? Não no Brasil

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Você sabia que a comercialização de carros de passeio com motor Diesel é proibido em nosso país? Mas por que isso acontece? Que benefícios os consumidores teriam com um carro a diesel?

A lei que proíbe os carros de passeios a diesel se originou na mesma época do ProÁlcool, que objetivava substituir em larga escala os combustíveis derivados do petróleo em virtude da crise de 1973. Desde então, muitas tentativas de derrubar o veto aconteceram, mas sempre surgia empecilhos como a questão ambiental, pois no passado o diesel emitia muitos dejetos prejudiciais à saúde. Mas com a criação do diesel S10, que possui baixo teor de enxofre na composição, esse argumento caiu por terra.

EXISTE, AFINAL, DIFERENÇA ENTRE O NOSSO DIESEL E O EUROPEU?

Pouca. Na verdade hoje eles estão bem similares, resultando, graças a atual tecnologia de motores, em níveis semelhantes de emissões. Com a legislação ambiental e o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Motores (PROCONVE), houve uma evolução muito grande tanto da qualidade do diesel quanto dos motores, com uma redução de enxofre bastante expressiva, de 13 000 ppm (partes por milhão) para 10 ppm.

O DIESEL TRARIA BENEFÍCIOS PARA O CONSUMIDOR BRASILEIRO?

Especialistas afirmam que o carro a diesel não é indicado para todos os perfis de condutores. É ideal para quem roda bastante nas ruas e estradas, e para quem possui carros mais pesados, o que não se enquadra em nossa realidade. Os motores a diesel são naturalmente mais caros e muito mais duráveis que um a gasolina.

Apesar disso, são motores de 25% a 35% mais eficientes e o consumo pode chegar até a 25 km/l. A implantação dele no país seria benéfica, segundo o engenheiro Luso Ventura, membro do grupo Aprove Diesel, organização que reúne empresas como Delphi, Bosch e MWM International em prol da conscientização da importância econômica dos motores diesel: “No começo, os carros seriam importados e caros, e a adesão provavelmente seria baixa. Mas com o aumento da demanda, a diferença de preço entre o carro a gasolina e a diesel ficaria cada vez menor. É o caso da Europa, onde a diferença é de cerca de 10% no mesmo modelo. Como resultado, hoje quase 50% da frota europeia é movida a diesel”, afirma Luso.

E você? Qual a sua opinião sobre a liberação do Diesel aos carros de Passeio?

Fonte: Quatro Rodas

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