A pandemia do Coronavírus (COVID-19), divulgada pela Organização Mundial de Saúde, no mês de março, deixou todo o mundo atônito e preocupado. O coronavírus tem se espalhado muito rápido e as medidas de prevenção – como a higienização constante e o distanciamento social – para barrar o avanço do vírus estão em nossas mãos. Órgãos governamentais, a iniciativa privada e diversas entidades de classes têm alertado a população sobre o que fazer para evitar o contágio. E para você que é revendedor, fique atento! Os sindicatos da revenda de combustíveis também têm divulgado ações e informações sobre como irão funcionar os postos neste momento de isolamento social e da tomada de medidas de prevenção para proteger seus trabalhadores e também o consumidor final. Quer saber quais são elas?
Os postos de gasolina irão fechar por conta do Coronavírus?
Mesmo diante de uma crise epidemiológica ou mesmo a atual pandemia, é importante dizer que postos de combustíveis não podem parar, por desempenharem um serviço classificado como essencial. Portanto, não irão fechar! Sindicatos da revenda, como o Minaspetro, de Minas Gerais, por exemplo, alertam que mudanças nesse sentido serão previamente divulgadas. Por isso, não há motivo para pânico e a população não ficará sem combustível.
Sete dicas de prevenção a serem tomadas imediatamente!
Por receberem um alto fluxo de pessoas diariamente, os revendedores terão que tomar uma atenção redobrada com higienização do ambiente, com a finalidade de diminuir a propagação do vírus. Medidas essenciais que poderão proteger os trabalhadores do posto e também os clientes. Por isso, compilamos aqui sete orientações básicas. Confira:
1) Limpeza
Nem é preciso dizer que a pista de abastecimento e todos os demais ambientes precisam estar limpos. Mas agora com o coronavírus, você vai ter intensificar ainda mais a limpeza, diariamente, das áreas comuns de trabalho, incluindo o refeitório, vestiários, banheiros, pisos, corrimão, maçanetas, superfície das mesas, estações de trabalho. E tudo isso com água, sabão e álcool a 70%.
2) Disponibilizar água, sabão e álcool em gel
Deixar em local de fácil acesso água, sabão e álcool em gel 70% para que todos realizem a higienização com frequência e sem dificuldade.
3) Aglomerações
Evite aglomerações e reuniões em ambientes fechados e mantenha os locais de trabalho sempre ventilados.
4) Não compartilhar objetos de uso pessoal
Revendedor, procure sempre orientar seus empregados a não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
5) Higiene das mãos
Oriente seus empregados para que durante o trabalho, evitem tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. Ao tocar, é muito importante lavar as mãos com água e sabão.
6) Cuidados ao tossir e espirrar
É importante orientar todos os empregados que ao tossir ou espirrar, que cubram a boca e o nariz com um lenço de papel e jogue-o no lixo. Se não tiver um lenço, o melhor a fazer é usar o braço dobrado na frente da boca e do nariz.
7) Sintomas
Se perceber que o seu funcionário sentiu sintomas de gripe, principalmente febre ou dificuldade respiratória, oriente-o a procurar imediatamente e rede pública de saúde ou o médico da empresa. E principalmente: peça a ele para que evite o contato físico com outra pessoa.
Evitar aglomerações no posto e aplicar as medidas comuns de saúde pública citadas acima irão contribuir para reduzir o número de casos e a diminuir a curva de contágio desse vírus que não é uma simples gripe. É sim, uma doença grave. E em alguns casos específicos como em idosos e pessoas com asma, diabetes e pressão alta, o coronavírus pode ser extremamente letal.
Por isso, entre nessa corrente e proteja seus trabalhadores, seus clientes e toda a sociedade!
Quer saber de mais informações confiáveis sobre o coronavírus. Então acesse a cartilha do Ministério da Saúde!