Os apaixonados por motor turbo sabem que este tipo de motor traz mais velocidade ao seu veículo, mas muitos não sabem como ele funciona. Neste artigo explicaremos um pouco mais sobre este motor, queridinho por aqueles que amam velocidade.
O funcionamento do turbo é muito simples. Enquanto o gás expelido pelo escapamento (que seria desperdiçado) gira uma turbina, o compressor de ar entra em funcionamento pelo mesmo movimento. O compressor faz a admissão do ar, comprime e envia para os cilindros. Isso permite uma maior quantidade de ar e combustível dentro dos cilindros, resultando em mais potência.
O turbo é composto por dois rotores que funcionam dentro de câmaras projetadas em formato de caracóis. Estes rotores são ligados por um eixo e funcionam juntos, girando sempre na mesma velocidade.
O MOTOR TURBO PODE SER DIVIDIDO EM DUAS PARTES:
Parte quente, onde um dos rotores fica ligado à saída do escapamento.
O escapamento de um motor de combustão interna é uma grande fonte de energia mecânica e calórica. Isto ocorre devido à alta velocidade e temperatura com que os gases queimados são eliminados.
Parte fria, em que um rotor, chamado de compressor, faz parte do sistema de admissão de ar.
Esta parte utiliza a energia do escapamento, aderindo ao ar do filtro de ar e, após, os comprime para dentro dos cilindros.
A forte energia cinética gerada por estes gases é a responsável por conduzir o rotor do turbo junto com o compressor da parte fria, que estão interligados pelo eixo.
Assim sendo o motor utilizará a pressão atmosférica e o ar pressionado, dentro dos cilindros, gerando mais potência e mais torque.
Alguns motores são equipados com um equipamento chamado intercooler. Este equipamento resfria e diminui o ar pressionado pelo turbo. O acessório aumenta ainda mais o rendimento volumétrico, uma vez que, com o auxílio do intercoolers, a entrada de ar no motor é maior, fornecendo uma explosão mais forte dentro dos cilindros, resultando em mais potência.
Com as discussões atuais sobre consumo de combustível e emissões de poluentes, o turbo foi aprimorado e se mostrou uma solução eficiente, à medida que permite que um motor menor proporcione desempenho semelhante ao de um propulsor grande, mas com menos consumo de combustível. É o conceito de downsizing ou rightsizing.
Fonte: Carro de Garagem