Etanol é uma substância química, também conhecida como álcool, utilizada como combustível para automóveis. Trata-se de um combustível renovável, uma vez que é extraído de cereais e vegetais como, por exemplo, a cana-de-açúcar e o milho.
O Brasil é o maior produtor de etanol do mundo com 36% de toda fabricação mundial. Isto se deve ao fato de que, dentre as fontes de extração de etanol encontradas na natureza, a cana-de-açúcar é a mais fácil e rentável.
Mas afinal, como é produzido o etanol?
O etanol não é uma substância encontrada pura na natureza. A forma mais comum de encontrá-lo é através da extração da molécula de açúcar de vegetais.
O processo para extrair chama-se fermentação, que consiste em quebrar moléculas de açúcar (C6H12O6), transformando-as em duas moléculas de etanol (2C2H5OH) e duas moléculas de gás carbônico (2CO2).
O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO PASSA PELAS SEGUINTES ETAPAS:
• Lavagem: retira as impurezas da cana, desde poeira, areia, até materiais metálicos.
• Moagem: a cana é moída, produzindo o líquido denominado melado.
• Eliminação de impurezas: o melado passará por uma peneira para eliminar resíduos, como resto de bagaço. Após, é encaminhado para um tanque para decantar, quando o melado fica consistente e passa a se chamar caldo clarificado. Ao final, este caldo é aquecido para eliminar micro-organismos.
• Fermentação: após 100% puro o caldo é encaminhado a tanques, onde é misturado a fermento com leveduras. O resultado da fermentação é a produção do vinho fermentado, que possui levedura, açúcar não fermentado e 10% de etanol.
• Destilação: O etanol encontrado no vinho fermentado deve ser separado. Assim, é colocado em colunas de destilação e aquecido até evaporar. Na evaporação, seguida de condensação, é separado o etanol do vinho. Ao separar o etanol, está pronto o combustível, com grau 96%.
• Desidratação: retira-se o resto de água encontrada através de desidratação. Após, o álcool passa a possuir grau 99,5% utilizado ao ser misturado com a gasolina.
• Armazenamento: Ao final do processo o etanol é armazenado em tanques, encaminhados a caminhões que transportarão até distribuidoras.
Fonte: NOVA CANA