O setor automotivo é um dos mais importantes para a economia brasileira. Ele emprega centenas de milhares de pessoas no país inteiro e movimenta outros setores correlatos, entre eles o de combustível.
Mas você já parou para se perguntar como é o processo de fabricação de veículos? Neste artigo você vai entender um pouco mais e se surpreender com algumas coisas. Para começar, você sabia que o processo de fabricação de um carro demora cerca de 24 horas ininterruptas envolvendo trabalho de funcionários e robôs?
80% das peças de um carro produzido no Brasil são fabricadas por nossa indústria. Outra particularidade é que as milhares de partes que compõem um carro são transportadas por robôs – que realizam 70% de todo o processo – e ajustadas pelas mãos do homem.
Basicamente são três os processos, com cerca de oito horas de duração cada um: estruturação, pintura e montagem.
Estruturação: É a parte mais pesada. As chapas de aço são soldadas e montadas por robôs e o “esqueleto” do carro fica pronto;
Pintura: Feita a carroceria, os veículos passam pelo processo de pintura. As mais vendidas são prata, preto, cinza e branco;
Montagem: É a parte mais “cara”, o acabamento. Neste processo são instalados estofados, bancos e equipamentos eletrônicos. Aqui, os ajustes precisam ser feitos manualmente;
O PERFIL DE CADA FÁBRICA
Todo o processo é desenvolvido durante o desenho do modelo. No projeto já é definido que tipo de equipamento será utilizado e como será o fluxo de produção na linha de montagem.
Assim que fechado o projeto, a fábrica define o planejamento de produção. A partir daí, são avaliados a quantidade de modelos fabricados por hora, de funcionários e, também, que modelos de robô serão usados.
A velocidade de fabricação depende da demanda do mercado. É possível diminuir ou aumentar a velocidade de produção de acordo com o número de carros vendidos.