A aviação é um segmento que desperta grande admiração e curiosidades. Uma delas e que provavelmente você já se perguntou é: qual o combustível utilizado nos aviões? Neste artigo você vai descobrir sobre os tipos, a litragem que uma aeronave carrega e qual a autonomia de um voo.
De maneira geral, são utilizados dois tipos de combustível nas aeronaves: o primeiro, para aviões de pequeno porte e movidos a motores a pistão, é a denominada gasolina de aviação, também chamada de AVGAS. Essa gasolina possui uma coloração azul, alta octanagem e presença de aditivos próprios para motores aeronáuticos.
Já o segundo tipo é o querosene de aviação, também conhecido pela sigla QAV-1, combustível utilizado em aviões e helicópteros dotados de motores à turbina e jato, principalmente os comerciais de transporte de passageiros.
ARMAZENAMENTO
No aeroporto, o combustível fica armazenado em tanques próprios para essa finalidade nas unidades das empresas de distribuição. Costumam estar localizados em pontos mais afastados do terminal de passageiros. O abastecimento é feito por caminhões-tanque ou por um sistema de hidrantes que levam o combustível perto da aeronave para então ser bombeado.
Abastecimento realizado, o combustível entra através de um painel de abastecimento na parte inferior da asa ou pela fuselagem, perto do trem de pouso. Tanques que ficam dentro das asas e na parte central da aeronave fazem o armazenamento do combustível de avião.
AUTONOMIA
Planejar o cálculo de autonomia do combustível de avião é fundamental. Infelizmente tivemos um exemplo trágico de quando isso não é feito, caso com o avião do time da Chapecoense no ano passado. Geralmente, nos aviões comerciais em voo regular de passageiros, o combustível mínimo a ser abastecido é o suficiente para ir da origem até o destino estipulado, acrescido do destino até a alternativa, mais 30 minutos e ainda mais uma reserva de 10%.
Estes 10% podem ser utilizados para esperas ou desvios meteorológicos, mas não é previsto que um avião pouse com menos de 30 minutos de combustível remanescente nos tanques ao chegar na alternativa. Caso isso ocorra já é necessário que o piloto declare emergência e constate tal fato à torre de comando.