O ciclo de chuvas do Brasil, principalmente devido às dimensões continentais do país, é complexo. Mas nem por isso é imprevisível! Temos alguns elementos para entender como ele se comporta e, mais importante, evitar que ele pare de funcionar.
Você já ouviu expressões como “massa de ar frio faz cair a temperatura no final de semana” ou “massa de ar quente estacionada impede a chegada da chuva” na previsão do tempo. A origem dessas massas de ar pode ser tanto oceânica quanto continental e afeta a temperatura e o ciclo de chuvas das regiões sob sua influência.
Por exemplo, a massa tropical atlântica é úmida por vir do mar e quente pelo posicionamento geográfico. Sua área de influência, no litoral da região Sudeste e partes das regiões Sul e Nordeste, influencia parte das chuvas. Entretanto, ela também interage, em algum nível, com a massa equatorial atlântica (região Norte) e a massa polar atlântica (região Sul).
Plantas liberam, além de oxigênio, vapor de água durante a sua respiração. Ao mesmo tempo em que garante uma rica diversidade de vida, a Amazônia produz muito vapor de água. A ponto dessa água receber o nome de “Rio Voador”. Só para ilustrar, existem rios voadores com mais água que o rio Amazonas, o maior rio do mundo!
Esta água, quando encontra a massa equatorial atlântica, sai do Norte para atingir o Centro-Oeste e partes do Nordeste e do Sudeste. É daí que vem a maior parte do ciclo de chuvas do Brasil e, primordialmente, a chuva que irriga plantações, hidrata o gado e garante o agronegócio brasileiro como um dos mais eficientes do mundo.
E nós precisamos tomar conta desse sistema.
Como já falamos por aqui, o agro deve ser amigo do meio ambiente. Investir em pesquisa e desenvolvimento para aplicar técnicas de alta produtividade, aumentando a capacidade do hectare a níveis espetaculares, será inútil sem água. Ou com água demais. Ou simplesmente com água na hora errada. O ciclo de chuvas do Brasil é uma vantagem estratégica, que garante um modelo de negócio gerador de riquezas, empregos, renda e alimentos para nosso povo. Não podemos abrir mão dessa vantagem.
Ao mesmo tempo em que olha para o céu, o agro também olha para a bomba: só com combustíveis de qualidade no maquinário e nas frotas é possível plantar, colher e vender. A Royal FIC está ao seu lado para garantir que tudo vá de acordo com seus objetivos: ente em contato e faça uma cotação para conhecer nossa qualidade!
2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Um Agência