Blog

Catar em 2022: o Brasil já venceu

O mundo olha para o Catar em 2022. Mas não é apenas de futebol que vive o ser humano. O agro brasileiro também está atento ao país árabe, quebrando recordes nas relações comerciais!

Nosso agro exportou US$ 200 milhões neste ano, considerando apenas o período entre janeiro e setembro. É a primeira vez que os dois países operam com cifras desta magnitude no setor. Só para exemplificar, produtos de destaque foram carne, bebidas, café, cacau, sucos, cereais, chás e especiarias. Além disso, o catar também comprou fibras, lácteos, pescados, produtos florestais, soja e frutas, dentre outros.

Pequenos países, grandes contratos

O Catar é geograficamente minúsculo. Com sua área de 11.571 km², o país inteiro é praticamente da metade do tamanho de Sergipe, o menor estado do Brasil. Entretanto, o que falta em tamanho para os catarianos, sobra em recursos. Dentre as 204 nações com quem o agro do Brasil negocia, o Catar em 2022 ocupou a 48ª posição.

Rico em petróleo e gás natural, o Catar busca transformar o dinheiro que vem dos combustíveis fósseis em benefícios permanentes. Como resultado, investe pesado em tecnologia para produzir alimentos em condições de deserto. O que suas habilidades ainda não permitem, o Catar compra. Por isso, a relação com o Brasil é antiga, remetendo à década de 1990.

Quem vendeu mais para o Catar em 2022

Produtores de carne, não só in natura como também congelada, responderam por quase 95% das exportações do Brasil para o Catar em 2022. O principal produto foi a carne de frango, com 90,7 mil toneladas. Também merece destaque a carne bovina, com quase 5 mil toneladas. Os números impressionam: a cada 1 kg de frango que os catarianos consomem, 700 g vêm do Brasil.

O Brasil também vendeu madeira para o Catar em 2022. Especialmente, eucalipto e pinus, muito utilizados na construção civil, mas também móveis. O resto da lista é alimentícia: ovos, gorduras, condimentos e café.

Tecnologia de quem compra, tecnologia de quem vende

O Catar investe pesado em tecnologia no seu agro. A Royal FIC também! Você sabia que, pagando com Pix, seus pedidos são liberados em até 2 minutos, de tal forma que o seu maquinário e a sua frota estão sempre de tanque cheio e não precisam parar processos fundamentais porque o pagamento ainda não caiu na conta?

Isso é só um dos pontos da nossa relação. Nós temos tecnologia para registrar entrada e saída de veículos, automatizar o carregamento, pesar os veículos e conduzir um controle de qualidade em cada etapa do processo. Dessa forma, você sabe: o combustível que você compra é o mesmo que você recebe.

Para plantar, colher e vender, a Royal FIC está sempre com você. Clique aqui e faça a sua cotação para aproveitar todas as oportunidades do agro!

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência