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Cambagem: preciso mesmo fazer? Para que serve?

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Cambagem? Nome estranho, não é? Mas, afinal, o que significa? Cambagem nada mais é do que o ajuste do câmber, ângulo de inclinação da roda em relação ao solo. Quando a cambagem não está correta, o carro pode ter problemas com estabilidade e desgaste dos pneus. Por isso, fique atento, e inclua essa tarefa na lista de revisões e manutenções do carro.

É importante não confundir cambagem com alinhamento e balanceamento dos pneus, que são dois procedimentos completamente diferentes. Porém, realizar a cambagem é essencial para segurança e conforto do motorista.

Mas, antes de você saber se é preciso mesmo fazer esse procedimento, observe seu carro de frente e analise como estão as rodas. Elas não poderão estar inclinadas, nem para a parte externa nem para a parte interna do veículo. Porém, antes disso, saiba mais sobre os três tipos de cambagem.

Cambagem nula

É quando os pneus estão em ângulo reto, ou seja, perpendicular em relação ao solo.

Cambagem positiva

É quando os pneus estão inclinados para a parte de dentro do carro.

Cambagem negativa

É quando os pneus estão voltados para a parte de fora do carro.

Quando fazer? É mesmo preciso?

Em geral, a cambagem é realizada em conjunto ao serviço de alinhamento e balanceamento. O procedimento frequentemente é realizado quando o veículo atinge 10 mil km rodados. No entanto, é importante notar seu dia a dia com o carro. Por exemplo, se você costuma passar frequentemente por pontos de asfalto esburacados, aí é melhor se atentar e levar o carro para uma verificação no mecânico.

Com relação à necessidade da cambagem, há opiniões controversas. Alguns dizem que quando o carro apresentar problemas de cambagem negativa ou positiva, o mais certo é levar o veículo para um mecânico que tenha as ferramentas adequadas para ajustar o ângulo das rodas, como o cilindro hidráulico.

Já os especialistas alegam que a cambagem não existe e não é necessária. Isso porque 98% dos veículos não possuem regulagem de cambagem e tal procedimento não consta nos manuais dos fabricantes.
Nesse caso, especialistas indicam que o que deve ser feito é trocar as peças comprometidas, que podem ser o amortecedor, a mola e a manga de eixo.

Ficou na dúvida? O melhor a fazer é levar o carro a um mecânico de confiança. Jamais tente resolver o problema sozinho. A regulagem feita de forma incorreta pode entortar as peças e causar um dano ainda maior às rodas e à suspensão do veículo.

A presente matéria tem mera intenção de informar ao leitor sobre a existência do termo cambagem no uso do transporte rodoviário de produtos perigosos. Dada a dissociação entre especialistas, motoristas e mecânicos, a Royal FIC recomenda exclusivamente a leitura do manual veicular e o cumprimento das instruções de manutenção e segurança sugeridos pela fabricante.

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