Blog

Café: a logística do campo à xícara

“Só fala comigo depois do meu café.”

Preto ou pingado com leite. Açúcar, adoçante ou puro. Não só quente, mas também gelado. De fato, até mesmo no sorvete. Um dos grãos mais amados pelos brasileiros movimenta um negócio bilionário. Dados do IBGE apontam um consumo de aproximadamente 860 milhões de xícaras por dia. Isso mesmo: 4 xícaras por pessoa! No mercado externo, mais recordes, com uma receita cambial de US$ 9,2 bilhões em exportações, aumento de 46,9% em 2022 em relação a 2021.

O café é tão interessante que sua logística, do mesmo modo, é igualmente encantadora. Repleta de desafios, trazer os grãos do campo para as xícaras de todo o mundo é uma aventura que a Royal FIC conta agora!

Logística e desafios da cadeia de suprimentos do café

Bahia, São Paulo e Minas Gerais são os três principais produtores de café. Sua produção começa antes mesmo da semeadura, com processos que medem, por exemplo, a umidade dos grãos e o pH do solo.

O plantio leva de 5 a 7 anos para dar a primeira safra. A partir disso, sua colheita é bianual. Logo, para ter café o ano inteiro no seu pote favorito, são necessários pelo menos dois plantios em anos seguidos. Dessa forma, no ano em que um descansa, o outro está pronto para a colheita.

E se você pensa que a colheita é rápida, pense de novo. Após lavados, os grãos verdes precisam secar em terreiros com maquinário específico. Assim, é necessário aguardar até 30 dias para começar o processo de transporte.

Ensacados, os grãos vão para indústrias de processamento. Lá, os grãos são torrados e moídos, para que fiquem na forma que você consome. São inúmeros processos, que variam em temperatura e tamanho dos grãos do pó.

É só então que o café encontra seus destinos finais, que podem ser o supermercado da sua esquina ou uma loja especializada do outro lado do mundo. Dentre os principais importadores do nosso café, estão Estados Unidos, Bélgica, Alemanha e Japão!

São processos complexos de tal forma que os desafios da logística do café envolvem não só o plantio, mas também a armazenagem, o transporte e o controle de qualidade.

De todos os sabores, a Royal FIC oferece o melhor: excelência

Ter um parceiro confiável na cadeia de suprimentos do café não só é desejável, como também é essencial. Um problema no maquinário responsável pela secagem dos grãos pode colocar a perder um trabalho de 7 anos! Ao mesmo tempo, um atraso em um carregamento pode comprometer a rentabilidade de um segmento que só no ano passado despachou 2 milhões de toneladas de café mundo afora.

A Royal FIC pode ser esse parceiro para você. Nossa relação histórica com o agro é comprovada a cada novo prêmio recebido, como o SindTRR, que nos colocou em primeiro lugar dentre as distribuidoras do Centro-Oeste e em segundo lugar no Sudeste pelo segundo ano seguido! Além disso, a ANP nos reconhece como uma das oito melhores distribuidoras do Brasil, top-5 quando o recorte é nas duas regiões previamente citadas. Assim como a indústria do café, nosso trabalho levou anos para dar frutos, que agora movimentam o país!

Se você busca uma fonte confiável de combustíveis de excelência, com rigoroso controle de qualidade, entregues sempre no prazo, entre em contato com a distribuidora presente em mais de dois mil municípios das cinco regiões do Brasil, responsável por fazer mais de 1,5 bilhão de litros chegarem aos seus destinos todos os anos.

É só clicar aqui para fazer a sua cotação!

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência