Blog

Café: volume de exportações cai, faturamento sobe

Se o preço do café está incomodando quem vai ao supermercado, a situação não está muito diferente no resto do planeta.

Apesar de uma queda no volume de mais 11,3% no volume das exportações, o primeiro trimestre de 2025 registrou uma alta de 54% no faturamento. Os dados, do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), ajudam a entender o cenário e, ao mesmo tempo, escancaram uma oportunidade para o agro.

O que está pressionando o preço do café

Em primeiro lugar, a produção de café está em uma baixa histórica. A causa, principalmente, está nas questões climáticas, que comprometeram, por exemplo, a safra do Vietnã, principal produtor do mundo.

A queda na oferta também se deve a questões específicas da planta. Em resumo, o café leva de 2 a 5 anos para começar a dar frutos e suas colheitas são bienais. Isso significa que, quando se perde uma lavoura, leva tempo para a produção voltar aos patamares anteriores.

Contudo, devemos também levar em conta aspectos econômicos: o real se desvalorizou em relação ao dólar. Isso, ao mesmo tempo, tornou mais caro importar e mais atrativo exportar. Com menos oferta interna, os preços para o consumidor brasileiro sobem: de acordo com o IBGE, 77% nos últimos 12 meses.

Menos oferta, mais demanda e muitas oportunidades

O produtor brasileiro que tem café para vender está diante de uma oportunidade singular. Não só pelos altos preços da commodity, mas também para entrar em novos mercados e consolidar uma posição no futuro, quando os níveis mundiais do café voltem ao normal.

Essa é a hora de se cercar dos parceiros certos. Quando o assunto é combustíveis, a Royal FIC é a escolha mais segura: para plantar, colher e vender, estamos com você, com excelência de produto, tecnologia de processos e automações que garantem mais agilidade, confiabilidade e segurança.

Clique aqui e faça a sua cotação!

Compartilhe:

Blog

2025 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência