São vários os vídeos na internet mostrando incêndios envolvendo motocicletas durante o abastecimento. Na maioria dos casos, os condutores estavam em cima das motos quando o acidente ocorreu. Uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) recomenda que os motociclistas desçam das motos na hora de abastecer. O objetivo da medida é garantir sua segurança, evitando que eles se tornem vítimas em casos de incêndio ou explosão.
Especialistas explicam que só o vapor da gasolina já é suficiente para dar início a um incêndio e que o fato de o motociclista estar em cima da moto aumenta as chances de isso acontecer. Isso por causa da energia eletrostática. Basta uma faísca, uma centelha gerada por algum objeto que tenha energia armazenada, como o chaveiro ou alguma parte metálica da jaqueta, por exemplo, para o fogo começar.
Ao abastecer fora da moto, o condutor, além de garantir a sua segurança, também evitará um acidente de maiores proporções, caso um incêndio tenha início. É que, na hora que o fogo começa, a tendência é o motociclista se assustar e pular rapidamente da moto, fazendo com que ela tombe e que o combustível se espalhe pelo chão do posto. O veículo também corre o risco de se chocar contra a bomba de combustível.
Permanecendo em cima do veículo, o condutor pode, ainda, inalar os gases liberados pelo combustível, que é composto por hidrocarbonetos. Por isso, é importante atender à solicitação dos frentistas e sempre descer da moto, colocando-a no cavalete.
Evite, ainda, falar ao celular, fumar e usar o rádio durante o abastecimento. Como num posto de combustível as consequências de um acidente são sempre graves, prevenir é o mais recomendado.
Lembre-se: seguir as regras é fundamental para garantir a sua segurança, a dos funcionários do posto e a da população. Acidentes podem e devem ser evitados! Abasteça sempre num posto de sua confiança e siga as normas estabelecidas.
FIC ABASTECIDO. FIC TRANQUILO. FIC COM A GENTE.