Blog

Agro nordestino: Bahia no topo das exportações

Foi-se o tempo em que o agro exportador era uma exclusividade do Centro-Oeste. O agro nordestino é uma realidade, com a Bahia se destacando como líder em exportações na região.

Com 2,8 bilhões de dólares em produtos enviados para mercados internacionais no primeiro semestre de 2024, a Bahia respondeu, sozinha, por 44,29% das exportações totais do Nordeste. Os dados, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia, demonstram a robustez econômica e a qualidade dos produtos da Boa Terra!

O que o agro nordestino tem de mais forte

As quatro maiores exportações baianas demonstram uma forte diversidade. Em primeiro lugar, o complexo da soja respondeu por 40,5% das exportações. Mas em segundo lugar estiveram os produtos florestais, com 25,64% do total. Em seguida, vieram as fibras e produtos têxteis, com 15,15%. E o famoso cacau baiano também figurou na lista em quarto lugar, com 6,5%.

Dentre os destinos para este portfólio variado, um destino conhecido do agro brasileiro: a China importou, sozinha, 45,41% dos produtos baianos. Para o agro nordestino, a porta aberta com o principal parceiro econômico do Brasil é essencial para sustentar o crescimento do setor.

Outro ponto importante de ter um mercado internacional robusto é a necessidade de constantemente investir em tecnologia e inovação para aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, cultivar com sustentabilidade. Como resultado, em um ciclo virtuoso, a presença no mercado internacional abre mais portas para novos mercados internacionais.

A parceria, que já é boa, vai ficar arretada!

A Royal FIC já está em mais da metade dos municípios das cinco regiões do Brasil. Mas nada estão tão bom que não possa ficar melhor!

Estamos nos preparativos finais para nossa primeira base própria na região Nordeste. Exatamente na Bahia, em Luís Eduardo Magalhães, vamos chegar com nosso 29º ponto de distribuição. Com capacidade máxima de 8 milhões de litros, será combustível para movimentar não só o o agro nordestino, mas também diferentes setores da economia de uma das regiões que mais crescem no Brasil!

Clique aqui para saber tudo da nova base.

Para fazer sua cotação já, clique aqui.

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência