Blog

O agro deve ser amigo do meio ambiente

Existe uma ideia, no mínimo, equivocada, de que o agronegócio é inimigo do meio ambiente. Sem dúvida, não precisa ser. E, ao valorizar esta boa relação, ambos só têm a ganhar.

A eficiência do agro brasileiro, que torna o país um dos principais exportadores de alimentos do mundo, está inegavelmente ligada à preservação do meio ambiente. Entenda mais sobre o assunto no artigo de hoje!

A soja brasileira exige menos do meio ambiente

Nascida na atual Chéquia e naturalizada brasileira, a agrônoma Johanna Dobereiner (1924-2000) se notabilizou por pesquisas em Microbiologia do Solo no Ministério da Agricultura, na Embrapa e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seu maior feito foi propor, com sucesso, a fixação de nitrogênio na soja pela bactéria rhizobium. Isso permite que a soja produza o seu próprio adubo, o que reduz drasticamente a necessidade de alterar a composição do solo.

Como já falamos por aqui anteriormente, este é um dos motivos que torna a produção de soja do Brasil uma das que causa menos impacto ao meio ambiente.

Preservar o meio ambiente é um ativo de mercado

Não estamos falando apenas do que é certo. O agro que preserva o meio ambiente tem vantagens competitivas. Principalmente, porque a chamada “economia verde” possui valor intangível para mercados internacionais. Nenhuma economia do mundo deseja se associar à destruição da biodiversidade.

Nesse sentido, a imagem do Brasil está defasada. Só para exemplificar, em abril há o Dia da Terra (celebrado no dia 22), mas não há uma programação institucional, em bloco e popular, do grupo junto à sociedade. A eficiência e a sustentabilidade do agro precisam chegar não só no mercado internacional, mas também no Brasil. De fato, o país não conhece sua agricultura. Deveria.

O que o agricultor pode fazer no seu dia a dia

Somente uma postura em bloco pode mudar este cenário. Mas isso não significa que cada um não possa, a seu modo e dentro de suas possibilidades, contribuir para tornar o agro ainda mais alinhado ao meio ambiente.

Por exemplo, nos combustíveis: o diesel S10 da Royal FIC possui uma menor concentração de enxofre, o que reduz consideravelmente a emissão de gases poluentes na atmosfera. Mantenha seu maquinário com bom desempenho, aumente a vida útil das peças e produza mais com o menor impacto ambiental. Clique aqui e conheça nossa história de qualidade, processos automatizados e respeito a prazos.

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência