Blog

O que esperar do agro em 2022

Quando projetamos o agro em 2022, precisamos, antes de mais nada, analisar o passado recente do segmento. Após recordes consecutivos em 2019 e 2020, a produção brasileira manteve bons números em 2021. Entretanto, houve uma queda abrupta no terceiro trimestre deste ano: 8% a menos do que o trimestre anterior. Se comparado ao mesmo período do ano passado, queda de 9%.

Ainda assim, se pode ponderar a interferência do clima nos números recentes. Ou mesmo que, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor está em alta. Dessa forma, o agro continuará sendo, sem dúvidas, fonte de riqueza e negócios no ano que vem. Veja algumas das tendências no artigo de hoje!

A “santíssima trindade” dos grãos no agro em 2022

Soja, milho e trigo. Estes são, primordialmente, as três commodities mais importantes para o Brasil e seguirão como forças do agro em 2022. Isso porque, além do Governo Federal oferecer linhas de crédito especiais para essas culturas, houve um investimento para expandir áreas de armazenamento.

Com o propósito de compensar a safra menor de 2021, ocasionada por fatores climáticos, há uma expectativa de aumento na área cultivada em 2022. Isso exigirá também um esforço maior no preparo das novas terras, com a expectativa que o investimento se pague nas exportações. Principalmente, porque a redução da capacidade produtiva de fertilizantes na China causará um aumento nos custos.

Carne: preços ainda elevados

Frango, suínos e bovinos devem seguir com o custo alto para o consumidor final, principalmente pela demanda externa. O esforço do agro em 2022 nesse sentido será garantir que os pequenos produtores sejam capazes de se adaptar às necessidades de aumento na eficiência. Dessa forma, o abastecimento interno será capaz de suprir a demanda, tornando o consumo mais acessível.

Outra proteína animal em alta na mesa dos brasileiros, a produção de ovos também deve aumentar, posto que o consumo per capita no país chegou a 265 unidades em 2021.

Mais do que nunca, o agro em 2022 precisará de combustível

Arar a terra. Semear. Colher. Distribuir. O ciclo do agro, assim como a vida, se renova em 2022 para alimentar e gerar riquezas. Cada uma dessas etapas, seja qual for a cultura ou a escala, demandam combustível. E este mercado é uma das grandes oportunidades do setor.

Setores ligados à cadeia produtiva, bem como os da logística, são parceiros centrais para o sucesso do agro em 2022, como têm sido ao longo da história. Assim sendo, contar com combustíveis de qualidade, entregues dentro de prazos e submetidos a rigorosos controle de qualidade, é fundamental.

A Royal FIC possui 25 anos dedicados ao abastecimento do agro e seus parceiros. Temos processos específicos para atender com eficiência máxima empresas de logística. De maneira idêntica, nosso atendimento diferenciado a TRRs nos rendeu, inclusive, o título de melhor distribuidora do Centro-Oeste, coração do agro, pelo SindTRR.

Para plantar, colher e vender, a Royal FIC está sempre com você. Clique aqui e faça a sua cotação.

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência