O radiador é parte integrante e muito importante do sistema de arrefecimento do motor. O radiador tem uma função primordial, o controle da temperatura. É nele que ocorre a troca de calor do motor para o meio ambiente. Isso quer dizer que, se o radiador não estiver funcionando bem, o motor com certeza irá ferver. Problemão, não é? E outra coisa: você com certeza irá gastar mais dinheiro, porque, quando o radiador não anda bem, há maior consumo de combustível e com isso maior emissão de poluentes. Ou seja, além de você ter sérios problemas no carro, você estará contribuindo para a poluição do meio ambiente. Melhor evitar esse transtorno, não é?
Uma solução bem conhecida é usar o aditivo, pois ele poderá proteger seu carro e fazer com que o radiador funcione normalmente. Quer entender por quê? Então fique com a gente e confira!
Por que o aditivo é tão importante para o radiador?
O uso do aditivo é muito importante, pois ele tem a função de evitar que o líquido de arrefecimento ferva demais ou congele. Trocando em miúdos, ele mantém o motor com a temperatura ideal para seu perfeito funcionamento. O aditivo também tem outra função primordial: ele faz com que a água não enferruje os componentes do motor. Isso porque a água, junto com o ar, provoca a formação de crostas de ferrugem que destroem conduítes, válvulas, selos do motor, a colmeia do radiador e outras peças do sistema de arrefecimento. Aí, o estrago será grande e você terá muita dor de cabeça para resolver isso! E mais: o aditivo também ajuda a lubrificar a bomba d’água. Ou seja, são muitas as vantagens de usar aditivo, certo?
Mas quando devo trocar?
Essa pergunta é muito pertinente. Quanto ao período, o recomendado é que a troca seja feita uma vez por ano, ou a cada 30 mil km rodados. Trocar é simples. Basta ir a um posto de sua confiança e pedir que o frentista faça a troca, que leva apenas alguns minutos.
Quanto de aditivo devo adicionar junto com a água?
Quanto de aditivo devo adicionar junto com a água?
Essa é uma questão bem controversa e polêmica. Alguns usam o aditivo puro, outros usam misturados com água e alguns mais desavisados, ainda preenchem o sistema de arrefecimento somente com água. Na dúvida, consulte o manual de especificação do veículo e siga as recomendações fornecidas pelos fabricantes. E o principal! Nunca deixe o nível do líquido de arrefecimento abaixo do recomendado e indicado em seu reservatório, ok?