Costuma não se preocupar muito com a bomba de gasolina? Então, depois não reclame se o carro não pegar mais. E é isso que vai acontecer se você não conservar esse equipamento.
Antes de tudo, é bom explicar o que é bomba de gasolina e qual a sua função. Esse dispositivo é responsável por bombear o combustível para o motor, para que seja realizada a combustão nos cilindros. Se sua bomba está com problemas, isso irá afetar diretamente a pressão do combustível que é injetado, causando alguns transtornos como, por exemplo, você não conseguir mais ligar o carro.
Alguns sintomas básicos podem indicar a necessidade de manutenção ou troca da bomba. Aprenda cinco deles:
1) Carro engasga em altas velocidades?
Este sinal fica evidente quando percorre uma distância maior, na estrada, com o carro em alta velocidade. Faça um teste! Se você estiver rodando por uma distância de mais ou menos 16 km, e a cada 1 km ou 2 km rodados o carro engasgar, isso é sinal de que a bomba pode estar com problemas. Bombas com defeito têm a pressão afetada, e é por isso que o carro engasga.
2) Carro falhando e morrendo demais
Acabou de sair com o carro e ele fica m a toda hora? E momentos depois, ele não falha mais? Isso ocorre porque bombas com defeito têm dificuldade de manter a pressão exigida e lá nos cilindros será prejudicada a mistura de ar e combustível que fazem o carro funcionar e rodar!
3) Motor sem potência nas subidas
Se você estiver subindo uma ladeira com o carro bem pesado, cheio de carga no porta-malas e sentir que o motor perde potência, pode estar certo de que o problema é a bomba de gasolina defeituosa. Normalmente, quando o motor é muito exigido, falhas como essa não costumam acontecer. Portanto, leve o carro ao conserto e peça para verificar o estado da bomba de combustível.
4) Empurrão ao dirigir
Sente solavancos sem acelerar o carro? Como um empurrão ao dirigir? Isso ocorre porque, com o desgaste da bomba, pode haver aumento repentino na pressão do combustível que vai para o motor.
5) O carro não pega
Se você ligou o carro e ele não pegou, isso é um sinal de que a bomba quebrou de vez e não está cumprindo mais o papel de bombear o combustível para o motor. Neste caso, você até ouvirá as velas fazendo a ignição, mas se a bomba estiver danificada, o motor não receberá gasolina para que haja a combustão.
Se você não seguiu nenhuma dessas dicas e o carro o deixou na mão e não ligou, enfim chegou a hora de trocar a bomba.
E detalhe! Se for trocar, opte por produtos de qualidade e procure a bomba que seja compatível com o veículo.
Uma última dica importante para conservar a qualidade da bomba é verificar em qual posto você está abastecendo. Combustíveis adulterados podem causar desgastes e danificar a bomba.