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Cacau: como dominar o mercado global

O cacau vai virar assunto nas ruas pelos próximos meses! Protagonista em trama de novela, o fruto que dá origem ao chocolate tem tudo para se destacar também nas exportações do nosso agro.

Originário do Brasil, o cacaueiro se espalhou por regiões tropicais do mundo, especialmente nas Américas Central e do Norte. Apesar de ainda distante do seu auge nos anos 1980, a produção está crescendo. Mas o que realmente falta para o cacau brasileiro se destacar no mundo é identidade: uma marca global.

O auge, a queda e a retomada

O cacau brasileiro já esteve perto do topo do mundo. Na década de 1980, o país chegou a um pico de 400 mil toneladas produzidas em um ano. Isso nos fez um dos três maiores produtores do planeta.

Infelizmente, em um período ainda sem grandes avanços tecnológicos aplicados à agricultura, a praga da vassoura-de-bruxa destruiu fazendas inteiras, reduzindo a produção a 25% do seu auge, apenas 100 mil toneladas por ano, em uma década. Hoje, a produtividade está em 200 mil toneladas por ano, um honroso sexto lugar no ranking mundial.

Originário da Bacia Amazônica, o cacau brasileiro tem quatro estados que se destacam como produtores: Pará, Rondônia, Bahia e Espírito Santo. Nossa safra é conhecida pela alta qualidade e a origem sustentável. Se não podemos competir em volume com produtores como a Costa do Marfim, que ensaca mais de 2 milhões de toneladas todos os anos, sem dúvida temos a carta da excelência na manga.

O cacau brasileiro como marca

Quando se pensa em café, se pensa em Colômbia. Isso acontece, antes de mais nada, porque o país investe na construção de uma imagem de excelência. Em outras palavras: além do campo, há marketing.

Cientes da qualidade de seu produto, a Federação Nacional de Produtores de Café da Colômbia fundou em 2002 o Juan Valdez Café. Com isso, inseriu o café colombiano no mercado global de cafeterias usando a rede de lojas como um meio. Mais importante do que vender diretamente, a marca Juan Valdez tinha como objetivo que outros revendedores conhecessem o café colombiano. Deu muito certo para eles e pode dar para o cacau brasileiro.

Nossa produção de cacau é modesta no cenário global, mas além da excelência e da sustentabilidade, é confiável. Nossos compradores têm uma boa margem de segurança para apostar que, ao fim da safra, o volume comprado será entregue. Como resultado, podemos fidelizar e associar nosso fruto a produtos diferenciados, que agreguem ainda mais valor a cada safra.

O Brasil vai falar muito de cacau nos próximos meses. É hora de nossos produtores falarem também. E, para atingir os resultados que você precisa, a Royal FIC oferece as melhores soluções em combustíveis de excelência, com alcance às cinco regiões do Brasil. Tecnologia e processos automatizados garantem entregas no prazo, assim como o agro precisa para aproveitar os momentos certos de plantar, colher e vender.

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