Os proprietários de veículos a diesel devem sempre exigir, ao abastecer nos postos de combustível, que o óleo diesel seja filtrado. Mas por quê?
O motor a diesel é considerado pelos especialistas eficiente e muito delicado. Este tipo de motor aspira o ar, comprime e, em seguida, injeta o combustível no ar comprimido que, com seu calor, inflama-o espontaneamente. O injetor, responsável pela alimentação do motor, pode ser comparado ao carburador em um motor a gasolina, porém, mais complexo pois, além de suportar a pressão e a temperatura dentro do cilindro, as quantidades a serem injetadas devem ser perfeitamente dosadas para penetrar na câmara de combustão. O funcionamento do injetor deve ser perfeito para o motor apresentar um alto rendimento.
O diesel pode ser contaminado por partículas sólidas como, por exemplo, as liberadas pelo tanque dos caminhões, por partículas líquidas, através da condensação da água, e através de fungos e bactérias, produzindo assim impurezas. Esta contaminação pode ocorrer durante o armazenamento, o transporte, o abastecimento e durante a utilização do veículo. Com isto exigiu-se que o mercado automotivo desenvolvesse os filtros de diesel.
Um combustível não filtrado pode provocar sujeira nos injetores. As impurezas produzidas são capazes de causar erosão nas peças do sistema de injeção, provocando a fumaça preta liberada pelos veículos. Esta fumaça significa que o combustível está sendo consumido em excesso, desgastando peças do motor e contaminando o óleo lubrificante, o que desregula o motor, que perde potência e consome mais diesel.
Por isso a Royal FIC aconselha que abasteçam seus veículos em postos que comprovem a filtragem do diesel, aos seus clientes, diesel filtrado. Assim os riscos oferecidos pelo combustível será menor, o motor apresentará melhor desempenho, reduzirá a emissão de poluentes, a vida útil das peças do seu motor será maior, a ignição será mais rápida e o veículo necessitará de menos manutenção.