Quando falamos em petróleo nos vem à cabeça combustível. Porém, no dia-a-dia são diversos os produtos derivados do petróleo que utilizamos e muitos desconhecem. Seguem alguns exemplos:
Cosméticos: Os produtos de beleza que seduzem homens e mulheres possuem petróleo. Itens como perfumes, óleos e ceras contém 80% de petróleo em sua composição. Shampoos, condicionadores e tintas também possuem petróleo, porém em menor quantidade.
Borracha Sintética: Substituta do látex em diversos produtos, a borracha sintética é utilizada em produtos esportivos, tênis e pneu, por ser resistente à mudança de temperatura. Para a fabricação de um pneu são utilizados 8 galões de petróleo.
Lubrificantes: Utilizados para reduzir o atrito entre as peças do motor, evitando seu rápido desgaste, o lubrificante contém 90% de petróleo em sua composição.
Remédios: Parece estranho, mas não é. Muitos remédios, como exemplo os analgésicos, contém benzeno, que é derivado de petróleo.
Produtos de limpeza: Para sua casa ficar limpa utilizamos diversos produtos, como o detergente e o desengordurante, que possuem petróleo em sua composição.
Asfalto: O concreto asfáltico, conhecido como asfalto, é uma mistura feita através de diversos minerais e, dentre estes, contém um derivado semissólido do petróleo.
Tecidos sintéticos: Tecidos como o náilon, poliéster e acrílico, muito utilizados para a fabricação de roupas e acessórios para a casa contém petróleo em sua composição.
Comidas: O petróleo é utilizado diretamente na fabricação de corantes, conservantes e flavorizantes e, indiretamente, na fabricação de fertilizantes artificiais e pesticidas.
Plástico: Plástico é um composto sintético muito presente em nosso dia-a-dia que utiliza petróleo em sua fabricação. Encontramos petróleo em garrafas pets, copos descartáveis, caixas de DVDs, dentre outros.
Fonte: HypeScience