Fala-se muito da importância do transporte de carga rodoviário no Brasil. De fato, 61% das cargas do país chegaram ao seu destino por este modal, só em 2021. Sem dúvida, é muito importante investir em infraestrutura, frota e logística. Por outro lado, é igualmente importante investir na saúde mental de quem guia os “brutos” pelas estradas do Brasil.
Após um biênio 2020-2021 em que a logística, assim como a saúde, foram ao limite de suas capacidades, o ritmo não demonstra sinais de que vá cair. Ao contrário: o caminho da retomada do crescimento econômico do Brasil passa, necessariamente, pela estrada. Com tanta responsabilidade e pressão sobre seus ombros, a categoria dos motoristas precisa de condições para desempenhar seu trabalho com salubridade.
A Lei do Motorista (Lei 13.103/2015) é clara no que diz respeito a jornada de trabalho e saúde ocupacional dos profissionais da estrada. Contudo, nem sempre se seguem essas regras à risca. Com isso, não só a vida do colaborador, mas também a de terceiros fica em risco.
Um tempo mínimo de descanso, com registro em ponto e verificável por GPS, impede o motorista de percorrer trajetos além do que é biologicamente recomendável. Entretanto, o tempo atrás do volante, mesmo que dentro de uma quantidade de horas razoáveis, é mais que suficiente para comprometer o bem-estar físico do profissional.
Dessa forma, focar na ergonomia e em exercícios preventivos contra lesões de esforços repetitivos é igualmente importante. Ao mesmo tempo, a alimentação também conta muito. Com o acompanhamento de um nutricionista, é possível montar uma dieta que tenha a variedade necessária para o motorista manter a saúde em dia durante os trajetos.
A vida na estrada tem desafios. Talvez provavelmente o maior deles sejam os longos períodos de tempo longe de familiares e amigos. Não são poucos os relatos daqueles que, antes de encerrar o dia, compram bebidas alcoólicas e se embriagam até dormir. Da mesma forma, a pressão para cumprir prazos leva motoristas a consumirem os “arrebites”, medicamentos que inibem sono e apetite. Com isso, visam cumprir prazos.
Inegavelmente, motoristas de carga têm responsabilidades. Mas oferecer suporte, até mesmo profissional, ajuda a aliviar a carga emocional sobre seus ombros. E isso vai além da responsabilidade com o ser humano, já que sua carga e seu veículo estão sob a responsabilidade deste profissional.
Você sabia que a Royal FIC tem um espaço de descanso para motoristas em nossas bases de carregamento? Com todo o conforto e acolhimento, enquanto esperam a vez, podem recuperar parte da energia e se preparar para a conclusão do trabalho.
Tenha uma parceria que se preocupa com a excelência dos combustíveis e também com a saúde mental de que trabalha com você. Clique aqui e faça a sua cotação. Nosso atendimento é especial porque pensa em tudo!
2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Um Agência