A produção agrícola é responsável por 12% das emissões de gases gerados por atividade humana no mundo. Ao mesmo tempo, é ela quem garante a alimentação de sete bilhões de pessoas. Dessa forma, e com a perspectiva de beirarmos os 10 bilhões de habitantes em 2050, há um impasse. É aí que a agricultura 5G entra, usando da tecnologia e da conectividade para produzir mais consumindo menos recursos.
Segundo o IBGE, uma fazenda média gerava 190 mil pontos de dados em 2014. No mesmo 2050, gerará mais de quatro milhões. Com tanta informação em trânsito, se valendo de redes velozes e com pouca demanda energética, a Agricultura Inteligente vai virar, enfim, a Agricultura de Precisão.
Com tantos pontos de dados gerando informação em tempo real, transformar os dados em informação será um desafio. Na Agricultura 5G, a técnica de Big Data não só vai coletar e analisar um grande volume de dados, mas também detectar problemas e construir soluções. Isso será possível, principalmente, com o uso de softwares desenvolvidos sob medida para gerenciar a produção com o máximo de automação possível.
Dessa forma, a produção será capaz de identificar, usando modelos matemáticos, se o potencial produtivo está sendo alcançado. Assim, contratempos em estágio inicial poderão receber as correções necessárias para prevenir perdas. As melhores épocas para plantio e colheita serão cada vez mais exatas, bem como as formas de combater pragas e infestações.
Tudo isso vai reduzir a emissão de gases e o consumo de insumos. Com o objetivo de produzir mais, a Agricultura 5G vai ser mais ecologicamente sustentável.
A produção agrícola é um processo. Logo, seus parceiros precisam dividir a mesma mentalidade. Aqui na Royal FIC, nós já adotamos de forma cada vez mais presente a automação de processos. Isso nos garante, junto com a maior precisão na entrega dos seus pedidos, uma maior agilidade na execução. Logo, entregamos mais combustível, com uma qualidade constante, consumindo menos energia e recursos.
A Royal FIC tem um compromisso com o agro brasileiro. Quer saber mais sobre as tendências do setor? Acesse o nosso blog!
2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Um Agência