O gasto com combustível anda afetando a vida financeira das pessoas, principalmente em tempos de altas consecutivas. Mas é possível adotar algumas atitudes, muitas delas bem simples, que podem diminuir significativamente o consumo de combustível e, consequentemente, o valor gasto. Combine dirigir de forma correta, fazer manutenção periódica do carro e ser cauteloso na escolha do combustível e a economia está garantida.
A primeira dica é sobre a calibragem do pneu, que é responsável por até 20% do consumo de combustível. O ideal é calibrá-los a cada 15 dias, seguindo o padrão de pressão que vem no manual do carro. Outro conselho importante é evitar muito peso no carro. A troca de marcha também deve ser observada. O manual do proprietário indica a velocidade ideal para as trocas, mas é sempre bom ser sensato, evitando as “esticadas”.
O uso de gasolina aditivada também ajuda a economizar no consumo, já que ela mantém o motor limpo e preservado. As velas são outros componentes que interferem no gasto. Elas geram energia na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar e combustível. Se ela não funciona bem, a queima fica irregular, refletindo diretamente no aumento do combustível injetado. Sendo assim, troque quando chegar a quilometragem recomendada.
O uso de acessórios no carro também podem significar maior consumo. Itens como aerofólios, rodas fora do padrão e suportes afetam a aerodinâmica pois provocam maior resistência ao ar e, consequentemente, exigem mais combustível. O mesmo serve para vidros abertos, principalmente em velocidade maior que 80 km/h. É importante também trocar os filtros de ar e combustível na data prevista pelas montadoras. O ar condicionado pode ser utilizado somente quando necessário.
Seguindo essas dicas e se comportando bem no trânsito, sem abusar da velocidade, você economiza muito mais.