Um gestor de posto de combustível presta um serviço ao mesmo tempo essencial e sensível. Um dos principais responsáveis por garantir a locomoção de pessoas e mercadorias, é igualmente vítima de um mercado competitivo e volátil. Com baixas margens de lucro, concorrentes a poucos metros de distância e diferenças de centavos, fidelizar clientes é difícil.
Dessa forma, toda medida importa em busca do sucesso comercial. Um posto de combustível precisa superar desafios o tempo inteiro. Por isso, listamos três que consideramos especialmente importantes.
Saiba quais são e como superá-los a seguir!
Sem colaboradores felizes e satisfeitos, você perde a melhor ponte de conexão com os clientes. Um atendimento de qualidade, inegavelmente, conta a favor quando preço e qualidade se equivalem.
Assim sendo, crie um ambiente no qual cada colaborador se sinta parte de algo maior. Isso não só faz bem para a autoestima e o bem-estar emocional de quem precisa lidar com o público, mas também aumenta a eficiência e os resultados coletivos da sua equipe. Crie canais de comunicação abertos para sugestões e críticas construtivas.
Algumas das principais atividades de um posto de combustível são repetitivas. Por exemplo, a principal delas: abastecer veículos. Defina a forma de cumprimentar, como o abastecimento deve ser feito, informações a serem passadas e serviços adicionais que podem ser oferecidos. Ouça seus frentistas para descobrir se a sua percepção está correta e faça ajustes. E treine. Treine até, de fato, os processos serem executados com naturalidade.
Isso importa porque, acima de tudo, seu cliente deve ter o melhor atendimento possível. É natural que um colaborador ou outro seja excepcional, mas todos precisam cumprir o mínimo das expectativas. E isso só é possível com processos padronizados.
A melhor forma do seu posto de combustível se destacar da maioria é oferecendo o que a maioria não oferece. Se, por um lado, isso representa mais trabalho, por outro lado é o caminho mais curto para o consumidor lembrar de você.
Melhore o pós-venda avisando sobre o melhor prazo para trocar o óleo e os filtros, por exemplo. Se possível, ofereça conteúdos informativos relevantes, como dicas de revisão antes de uma viagem. E, com o propósito de estreitar relações, promova pesquisas de satisfação e promova mudanças baseadas nas informações que você adquirir.
Mostre ao cliente que ele é mais que um número!
A Royal FIC, além do título na região Centro-Oeste, ficou em segundo lugar no Sudeste na premiação do SindTRR de melhores distribuidoras de combustível. Além disso, nossa presença em quase duas mil cidades de quatro regiões do país permitem um atendimento rápido e eficiente.
Passamos boa parte do tempo automatizando processos, de modo a reduzir a incidência de erro humano em tarefas de carga e descarga. Além disso, usamos a tecnologia para garantir uma maior transparência. Inclusive, os estados de São Paulo e Minas Gerais contam com o LabFIC, uma iniciativa pioneira no controle de qualidade e no treinamento da sua equipe para checar a qualidade de combustíveis.
Com mais liberdade, gestores de posto de combustível de todas as bandeiras podem contar com a nossa qualidade como diferencial em busca do sucesso. Não perca tempo! Clique aqui e faça a sua cotação.
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