Blog

O ciclo de chuvas e a produção agrícola

O ciclo de chuvas do Brasil, principalmente devido às dimensões continentais do país, é complexo. Mas nem por isso é imprevisível! Temos alguns elementos para entender como ele se comporta e, mais importante, evitar que ele pare de funcionar.

Massas de ar

Você já ouviu expressões como “massa de ar frio faz cair a temperatura no final de semana” ou “massa de ar quente estacionada impede a chegada da chuva” na previsão do tempo. A origem dessas massas de ar pode ser tanto oceânica quanto continental e afeta a temperatura e o ciclo de chuvas das regiões sob sua influência.

Por exemplo, a massa tropical atlântica é úmida por vir do mar e quente pelo posicionamento geográfico. Sua área de influência, no litoral da região Sudeste e partes das regiões Sul e Nordeste, influencia parte das chuvas. Entretanto, ela também interage, em algum nível, com a massa equatorial atlântica (região Norte) e a massa polar atlântica (região Sul).

As florestas e o ciclo das chuvas que interferem na sua vida (e você provavelmente não sabe)

Plantas liberam, além de oxigênio, vapor de água durante a sua respiração. Ao mesmo tempo em que garante uma rica diversidade de vida, a Amazônia produz muito vapor de água. A ponto dessa água receber o nome de “Rio Voador”. Só para ilustrar, existem rios voadores com mais água que o rio Amazonas, o maior rio do mundo!

Esta água, quando encontra a massa equatorial atlântica, sai do Norte para atingir o Centro-Oeste e partes do Nordeste e do Sudeste. É daí que vem a maior parte do ciclo de chuvas do Brasil e, primordialmente, a chuva que irriga plantações, hidrata o gado e garante o agronegócio brasileiro como um dos mais eficientes do mundo.

E nós precisamos tomar conta desse sistema.

A preservação ambiental é boa para o ciclo das chuvas e os negócios

Como já falamos por aqui, o agro deve ser amigo do meio ambiente. Investir em pesquisa e desenvolvimento para aplicar técnicas de alta produtividade, aumentando a capacidade do hectare a níveis espetaculares, será inútil sem água. Ou com água demais. Ou simplesmente com água na hora errada. O ciclo de chuvas do Brasil é uma vantagem estratégica, que garante um modelo de negócio gerador de riquezas, empregos, renda e alimentos para nosso povo. Não podemos abrir mão dessa vantagem.

Ao mesmo tempo em que olha para o céu, o agro também olha para a bomba: só com combustíveis de qualidade no maquinário e nas frotas é possível plantar, colher e vender. A Royal FIC está ao seu lado para garantir que tudo vá de acordo com seus objetivos: ente em contato e faça uma cotação para conhecer nossa qualidade!

Compartilhe:

Blog

2024 © - Royal FIC - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Um Agência